Camaradas e Amigos

Em nome da concelhia de Santa Maria da Feira, uma calorosa saudação à X Assembleia da Organização Regional de Aveiro.

Aveiro que é por excelência um distrito extremamente rico. Na sua área tem serras, tem rios, barragens, tem a ria, tem mar, tem um grande porto, tem vastas áreas para uma agricultura diversificada, tem ainda comércio, agricultura, pesca e fortes núcleos industriais. Por oposição, tem também apresentado elevadas taxas de desemprego, precariedade e injustiças sociais.

Aquele que é o maior concelho do distrito em população e o quarto maior em área, Santa Maria da Feira, é um exemplo claro dessa desigualdade social só justificada por opções neoliberais de interesse pouco satisfatório para as populações. Se por um lado o concelho de Santa Maria da Feira contempla em si das maiores indústrias do país, alguns dos indivíduos mais ricos do país (do qual se destaca o ainda recentemente anunciado como o mais rico). Por outro, apresenta taxas anormais de desemprego, precariedade, baixos salários e até de desigualdade salarial entre géneros.

Se a isto juntarmos os ataques a serviços públicos (cuja maior intensidade se verificou no tempo da Troika), atentados ambientais com avale da Câmara Municipal, que aliás tem demonstrado por diversas vezes um desrespeito total para com a população, temos o retrato do município.

Município, cujo executivo da câmara é dominado pelo PSD há mais de 30 anos com maioria também na Assembleia Municipal e maioria das juntas de freguesia, que repartem com o PS e uma de independentes. Realidade esta muito idêntica à de quando se realizou a IX Assembleia da ORAV.

Porém, no quadro da CDU, apesar de termos apenas um eleito na Assembleia Municipal e dois eleitos em Assembleias de Freguesia, temos estado sempre ao lado dos feirenses na luta por melhores condições de vida. Seja na luta por mais e melhores transportes públicos (praticamente inexistentes no município), seja contra a precariedade, por melhores vias, por mais e melhores espaços de lazer, por mais transparência na gestão do município, por melhores condições para a saúde, seja na denúncia de desigualdades, injustiças e irregularidade. Desde a última Assembleia da ORAV, não há um cidadão que tenha ocorrido ao PCP e que tenha ficado sem voz. Tanto nos organismos onde temos representantes, como noutros onde não tendo a fizemos chegar.

Esta postura de combatividade e persistência que caracteriza os comunistas tem-se traduzido no reconhecimento das populações que cada vez mais recorrem à nossa intervenção e que tem levado também a um reforço do partido com o aumento da militância e da organização. Deste a IX Assembleia da ORAV criaram-se no município mais 3 Comissões de Freguesia, sendo elas Fiães, São João de Ver e Santa Maria da Feira, o que se traduz num maior envolvimento dos camaradas. Além disso, fruto de uma maior e melhor organização conseguimos apresentar listas para a Junta de Freguesia em freguesias onde não tínhamos há mais de 30 anos. Não obstante dos factos, há ainda muito trabalho a ser feito relativamente ao esclarecimento das populações e de ligação às massas para que este crescimento se traduza em mais apoio e mais eleitos.

Este ano, em que haverá eleições autárquicas, está já a ser marcado por campanhas de marketing na tentativa de aclarar os factos e de esconder verdades inconvenientes a quem tem dividido o poder. Mas o marketing não vencerá e teremos certamente um reforço do Partido e da CDU.

Este será um ano preenchido de atividade, mas será também um ano de muitas vitórias.

Viva Portugal livre, soberano e socialmente justo!

Viva a ORAV!

Viva o PCP!