Na sexta-feira, dia 31 de maio, os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos, Antero Resende e Pedro Almeida, deslocaram-se à Freguesia de Fiães a convite da CDU/Fiães.

 Acompanhados por membros da CDU desta freguesia, os candidatos visitaram alguns locais, nomeadamente, a ETAR de Fiães, o passadiço das Ribeiras, o bairro social do Souto, o bairro social do Ferradal e o lugar de Soutelo.

Em todos os lugares visitados, sem exceção, é notório o desleixo e abandono por parte das entidades municipais responsáveis.

Na ETAR (que funciona apenas a 40% da sua capacidade) foi possível verificar que as suas envolvências se encontram desleixadas sem qualquer tipo de cuidado. Dando, assim, uma imagem pouco digna da zona que se arrasta desde a conclusão da referida ETAR.

O passadiço das Ribeiras (em tempos imagem de marca de muitas campanhas) encontra-se subaproveitado e à mercê de atos de vandalismo. A conclusão deste passadiço estava prevista para 2011, pelo que leva já mais de 2 anos de atraso e não se vislumbra o recomeço das obras.

Bairro Social do Souto - Fiães

 

No bairro social do Souto os candidatos da CDU foram confrontados (como demonstram as fotografias acima) com irregularidades como o parque infantil ainda em areia, com situações que colocam em risco a integridade física dos habitantes (fachadas dos prédios a ruir, situação de perigo em que se encontra o campo de jogos). A delegação da CDU pôde ainda confirmar o estado calamitoso em que se encontram as infraestruturas no geral.

Já no bairro social do Ferradal, também vítima do abandono, foi possível verificar que as infraestruturas estão a precisar de obras de melhoramento e restauro. Alguns destes equipamentos, nomeadamente no campo de jogos, estão em más condições há mais de quatro anos.

No lugar de Soutelo os candidatos visitaram o lavadouro público daquele local que continua ainda suportado por escoras. Esta é outra promessa que não passou das palavras. O vereador Emídio Sousa no verão de 2010 afirmou à comunicação social que essa situação estaria resolvida até setembro do mesmo ano, pelo que já se passaram mais de dois anos e meio e a situação mantem-se.Lavadouro de Soutelo - Fiães

 Nos vários locais visitados o contacto com a população foi privilegiado. Neste contato surgiram inúmeras queixas e denúncias relativamente ao abandono que a população sente.

A CDU mantem o compromisso de continuar a denunciar estes atos de desrespeito para com a população do concelho por parte de algumas Juntas de Freguesia e principalmente por parte do executivo camarário PSD, na linha, aliás do que sucede com o Governo Passos / Portas, fiel executante do pacto de agressão que está a destruir o país.

 (Veja mais fotografias na nossa página oficial no Facebook)

Stª Mª da Feira, 6 de Junho de 2013

 

Comissão Coordenadora da CDU de Stª Mª da Feira