O colectivo da CDU - Coligação Democrática Unitária da Feira tomou recentemente conhecimento de mais um atentado ambiental na vila de Rio Meão. Uma delegação da Coordenadora da CDU de Santa Maria da Feira realizou uma visita ao local da ocorrência do atentado, sito na rua das Figueiras junto ao entroncamento com a via estruturante, logo por detrás da empresa Cifial, onde foram acompanhados por cidadãos ali residentes. Puderam assim constatar in loco aquilo que no dia anterior havia sido referido por um morador local.

Durante a visita efectuada – e numa primeira análise – foi possível reconhecer que para lá do facto da pequena linha de água estar a correr com uma nítida carga de poluentes, existem ainda estranhos e abundantes vestígios de poluentes no local que terão levado à morte de espécimes arbóreas plantadas nos pinhais que ladeiam o curso de água.

Os residentes referem que estas criminosas situações são recorrentes, tendo igualmente sido denunciadas aos órgãos de fiscalização e de tutela competentes. Uma vez mais, estamos em presença de um atentado na freguesia mártir nestas situações. Relembramos que está ainda no segredo dos deuses a resolução da gravíssima poluição com tricloroetileno resultante da descarga de águas resultantes do processo de cromagem de ferragens e o alheamento sistemático perante estas práticas por parte da fiscalização da câmara já é uma marca de estilo.

A CDU irá fazer uma pergunta ao ministério do ambiente, onde relatará os factos que ouviu dos moradores no local, dando posteriormente conhecimento do seu conteúdo e das possíveis respostas que forem dadas aos órgãos de comunicação social.

 Fotografias aqui.

 St.ª M.ª da Feira, 22 de agosto de 2013

Comissão Coordenadora da CDU / St.ª M.ª da Feira