SOBRE O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ÁLVARO CUNHAL

Assinalando os cem anos do nascimento de Álvaro Cunhal e integrado num conjunto muito vasto de iniciativas comemorativas que tem ocorrido ao longo deste ano, realizou-se no Concelho de Stª Mª da Feira, tal como em todo o país, nos últimos dias uma venda extraordinária do Avante – órgão central do PCP – que assim lhe presta uma justa homenagem.

Junto a várias das suas empresas e mercados, em contacto directo com os trabalhadores e a população em geral, militantes e activistas do Partido, distribuíram um folheto evocativo e venderam largas dezenas de exemplares desta edição especial.

Figura maior da História de Portugal do século XX e da passagem para o século XXI,  a vida  e intervenção de Álvaro Cunhal e do PCP está indissoluvelmente ligada à luta dos trabalhadores e do povo e ao trabalho incessante para ampliar a unidade de democratas contra a ditadura fascista, pela conquista da liberdade e da democracia.

 

A Revolução de Abril é igualmente inseparável da contribuição decisiva de Álvaro Cunhal não só da avaliação aprofundada da situação, como da definição de objectivos de acção e luta dos trabalhadores e do povo português que produziram importantes transformações económicas e sociais, constituindo aquisições civilizacionais que nada poderá apagar.

 

A sua obra teórica, as suas análises e tomadas de posição são inseparáveis do projecto comunista por que lutou e expressam um conteúdo a que a vida deu e dá razão.

Álvaro Cunhal interligou ainda a sua empenhada intervenção revolucionária no plano político com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, sobretudo pela actividade da criação artística.

A sua vida, pensamento e luta são um exemplo que se projecta na actualidade e no futuro ao serviço dos trabalhadores do povo e da pátria, pela democracia, o socialismo e o comunismo.

A forma mais significativa de assinalar o centenário do seu nascimento é pois continuar a luta com empenho e coragem pela demissão do governo,  por eleições antecipadas e por uma nova política patriótica e de esquerda.

Stª Mº da Feira 9 de Novembro de 2013

 

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP