Teve lugar na passada sexta-feira, num restaurante na Freguesia de Lobão, o jantar comemorativo dos 93 anos do PCP, em que participaram largas dezenas de militantes e simpatizantes do Partido.

Em nome da Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira Filipe Moreira, eleito na Assembleia Municipal, agradecendo a presença de todos, começou por realçar o significado da data  pelo papel  destacado que o PCP, ao longo da sua rica e heróica existência, sempre desempenhou na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português. Mas não deixou de assinalar e valorizar na sua intervenção a diversificada e intensa actividade do Partido e dos seus aliados no Concelho, na luta por melhores condições de vida e de trabalho, nomeadamente denunciando e combatendo a gestão autárquica do PSD que, com as suas opções privatizadoras, tem lesado seriamente os feirenses, como ainda recentemente foi confirmado pelo Tribunal de Contas. Apelou por fim ao empemhamento de todos nas duras e complexas tarefas que se aproximam: a IX Assembleia Regional do PCP do próximo dia 30 de Março; as comemorações do 40º Aniversário do 25 de Abril e as Eleições Europeias de 25 de Maio, sendo para isso fundamental o reforço da organização concelhia, que acabaria por se concretizar também nesta mesma iniciativa  com a adesão de novos militantes, o que foi particularmente saudado.

Seguiu-se a intervenção de Octávio Augusto, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, que destacou não só a importância e o enquadramento histórico da criação do Partido em 1921 para defender as massas trabalhadoras, como a sua profunda ligação ao povo, que lhe permitiu lutar e resistir durante dezenas de anos, nas mais difíceis condições, contra a tirania fascista de Salazar e Caetano e desempenhar um papel determinante na génese das condições para a Revolução de Abril e na implantação e defesa do regime democrático. Acção que se revela no momento presente ainda mais decisiva e exigente pela descalabro da situação económica e social do país que as politicas das troikas, subscritas por PS, PSD e CDS, mais aprofundam  e agravam. É pois baseado na confiança inabável nos trabalhadores e na sua luta, que sempre norteou o PCP, que este dirigente comunista exortou os camaradas presentes a mobilizarem-se para as batalhas futuras e a participar nesse projecto exaltante da construção de uma sociedade mais justa, sem explorados nem exploradores.

No  final  desta iniciativa, num ambiente emotivo e de grande alegria, cantaram-se não só os parabéns ao aniversariante pelos seus heróicos 93 anos, como várias músicas revolucionárias a que a vida e luta do PCP sempre estiveram associadas.

Vejas as fotografias aqui.

Stª Mª da Feira, 8 de Março de 2014

Comissão Concelhia de Stª Mº da Feira do PCP