Exmo.

Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira

As preocupações ambientais da CDU – Coligação Democrática Unitária são publicamente conhecidas, assim como a sua intervenção no sentido de se adotar uma postura assente num desenvolvimento mais sustentável. Uma das grandes riquezas do nosso país são precisamente as florestas, que inconcebivelmente nem sempre são tratadas com o devido cuidado.

Esta falta de cuidado com as florestas origina que todos os anos o nosso país seja assolado pela tragédia dos incêndios florestais. O nosso concelho não sendo dos que apresenta maior área ardida, em muito devido à prontidão dos bombeiros, é o que apresenta mais ignições e reacendimentos. Sabemos que muitos dos reacendimentos são questionáveis  relativamente á origem, levando a preocupação a ser maior, tornando-se hábitos de limpeza de florestas de uma maneira dissimulada.

É do conhecimento da CDU que estas questões são abordadas no CMS- Conselho Municipal de Segurança, saindo respetivos pareceres, nomeadamente através da responsabilização e protocolos com as juntas de freguesia em articulação com as autoridades competentes para que os proprietários atempadamente procedam à sua limpeza.

Neste sentido, e tendo em conta que em invernos como este em que a pluviosidade é elevada se seguem verões com área ardida superior a anos com invernos secos, a CDU relembra que a época do ano ideal para a limpeza das florestas é precisamente o mês de março e abril.

Assim, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V.Exa, que através do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, os seguintes esclarecimentos:

Que medidas vai o executivo tomar para a limpeza da área florestal do concelho sob alçada do município e em que prazos?

O que vai o executivo fazer para evitar que o nosso concelho fique nos lugares cimeiros no respeitante a número de ignições e reacendimentos?

Vai o executivo ter em consideração os pareceres saídos do CMS?