Integrada na preparação do órgão máximo do Partido na região, que terá lugar no próximo dia 30 de Março na cidade de Aveiro, realizou-se recentemente um Plenário da organização concelhia de Stª Mª da Feira do PCP, no respectivo Centro de Trabalho.

Tendo por base a proposta de Resolução Política “ Com os valores de Abril, um PCP mais forte“ em discussão e perante algumas dezenas de militantes comunistas que participaram no citado plenário, Filipe Moreira, membro da Comissão Concelhia e da DORAV do PCP, fez uma síntese do citado documento que, além de incluir um balanço da intensa actividade do partido no Distrito nos últimos 3 anos e meio, apresenta igualmente um conjunto considerável de medidas e tarefas para o futuro próximo.

Várias foram as intervenções e os contributos que se seguiram, no sentido do melhorar e enriquecer aquela proposta de resolução a partir da experiência e da realidade concelhia. Na verdade, estiveram em cima da mesa não só a grave situação social e económica que tem aqui também uma particular expressão, com cada vez mais gritantes desigualdades, como os próprios atrasos e bloqueios em infra-estruturas em que o Concelho de Stª Mª da Feira continua a ser fértil. E que se reflecte, no plano social e num pólo, na extrema concentração da riqueza nos grandes grupos económicos e financeiros - como é o caso da cortiça, dominado por um verdadeiro monopólio - à custa da exploração e do crescente empobrecimento da maioria da sua população, que as actuais políticas das troikas e do Governo PSD/CDS favorecem e agravam.

Por outro lado e no plano local, no decurso do plenário, foram aduzidos diversos exemplos da contínua mistificação a que gestão autárquica do PSD recorre para iludir as suas responsabilidades no estado caótico do Concelho. Desde a urgente requalificação da rede viária, à conclusão da rede de esgotos, até aos mais pequenos e prometidos melhoramentos nas diferentes áreas, praticamente tudo adiado ou paralisado.

Mas o plenário registou ainda o significativo apoio e simpatia no PCP, no Distrito e no próprio concelho, que se tem traduzido num nível apreciável de adesões e consequentemente no reforço da sua implantação.

No final procedeu-se à eleição dos delegados da Organização Concelhia que a irão representar na IX Assembleia Regional de Aveiro.

Fotografias aqui.

Stª Mª da Feira, 24 de Março de 2014

 

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP