Os trabalhadores da Lunik, uma das maiores empresas de calçado do Concelho de Stª Mª da Feira, vivem dias de incerteza.

Com efeito, depois de um período conturbado de vários meses, a administração da empresa ameaça agora com o despedimento de dezenas de trabalhadores, muitos deles com longos de anos de laboração ali e que se veêm assim na iminência de engrossar o número cada vez maior de desempregados neste Concelho.

Infelizmente a situação da Lunik não é a única nem  sucede por acaso. As pequenas e médias empresas defrontam-se com cada vez maiores dificuldades, em consequência das políticas de sucesivos governos, agravadas pelo Pacto de Agressão a que PS, PSD e CDS nos amarraram e que estão a destruir por todo o lado o tecido produtivo. Inclusive no sector do calçado e não obstante o quadro de fantasia e de grande expansão que o Governo Coelho / Portas dele tenta pintar, a verdade é que, também aí, não páram de aumentar as falências e o encerramento de empresas. Tal como noutros sectores, é esse o resultado de uma política de classe em favor dos grandes grupos económicos e interesses que não só concentram a produção e a distribuição dos bens materiais, como querem ditar as regras!

 

O próprio Executivo Municipal, de maioria PSD, parece alinhar pela mesma estratégia. Em vez de se preocupar com a manutenção das pequenas e médias unidades industriais do Concelho e com a defesa dos postos de trabalho respectivos, anda agora, pelos vistos em substituição do Ministro da tutela,  numa roda viva de “ missões empresariais “ ao estrangeiro de duvidoso mérito e alcance. Enfim, também por cá, entrámos decididamente no reino da farsa e da hipocrisia.

 

O PCP, manifestando toda a solidariedade com os trabalhadores da Lunik, não pode deixar de responsabilizar o Governo e os Partidos da troika nacional pela situação actual. E que como temos insistentemente defendido só uma verdadeira ruptura com este rumo de destruição e declínio será possível travar e inverter.

Por uma política e um governo patrióticos e de esquerda!

Stª Mª da Feira, 21 de Abril de 2014

 

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP