Não faz muito tempo, mais precisamente a meio do último mandato autárquico, em 2011, era anunciado, com pompa e circunstância, pelo anterior Presidente da Câmara Municipal, a criação do Centro de Artes de Rua ou Caixa das Artes, um verdadeiro projecto âncora do Município, a construir em três diferentes pólos e financiado por fundos comunitários no montante global de 8,5 milhões de euros.

Desde o início que tal empreendimento sempre nos motivou as maiores reservas e dúvidas que, aliás, expusemos publicamente e junto dos órgãos de poder local. Sobretudo porque em vez da criação deste novo equipamento cultural afinal o que acabou por se edificar, num dos citados pólos, foi uma nova grande superfície comercial, uma caixa sim mas registadora!

Por outro lado e começada a construção da Caixa das Artes num dos outros pólos, na Zona Industrial do Roligo, em Espargo, surpreendentemente ou talvez não, sucede que a mesma acaba agora por ser abandonada pelo Executivo PSD e transferida a sua implantação para o antigo Matadouro, cuja requalificação, de resto sempre defendemos.

Tudo isto demonstra à saciedade o total desnorte desta Câmara e da maioria que a gere. De uma forma irresponsável, leviana e repetidamente investe milhões do erário público em projectos megalómenos que acabam por ficar pelo caminho, como é o caso e como as fotografias anexas documentam.

Perante a gravidade destes factos, a CDU não deixará de intervir onde está representada, quer na Assembleia Municipal e Assembleia da Republica e no próprio Parlamento Europeu, já que este projecto envolveu avultadas verbas comunitárias, sobre a total irresponsabilidade com que a Câmara Municipal feirense geriu o mesmo, criando mais um verdadeiro elefante branco no nosso Concelho.

Stª Mª da Feira, 13 de Outubro de 2014

Comissão Coordenadora da CDU/ Stª Mª da Feira