Inserido na preparação do órgão máximo do PCP, que terá lugar em Almada, nos próximos dias 2, 3 e 4 de Dezembro, decorreu no passado sábado, no Centro de Trabalho de Stª Mª da Feira, o plenário conjunto desta organização concelhia com a de Castelo de Paiva.

Tendo como objectivo o debate sobre o projecto de resolução política / teses e a eleição dos delegados destas organizações ao XX Congresso, o plenário contou com a participação de algumas dezenas de militantes.

Numa primeira intervenção Tiago Vieira, membro do Comité Central do PCP e seu responsável no distrito de Aveiro, sintetizou os temas fundamentais daquele documento, que faz não só uma análise aprofundada da complexa situação internacional e no país, mas aponta igualmente as grandes linhas de trabalho e da acção do Partido nos próximos tempos. Foi nessa base que destacou a profunda crise do capitalismo expressa no agravamento das desigualdades, das injustiças de novas tensões e guerras em muitos países e regiões do mundo, bem como o importante papel do PCP nesta fase da situação política nacional, com uma nova correlação de forças na Assembleia da Republica, mas para cujos avanços e reposição de direitos e rendimentos, ainda que limitada e insuficiente, foi essencial a luta dos trabalhadores e do povo, que importa agora prosseguir, com a acção esclarecida e determinante dos comunistas.

Seguiram-se várias intervenções que, corroborando o conteúdo das teses no essencial, acrescentaram algumas úteis e interessantes reflexões sobre a unidade do Partido, a importância da ligação dos seus militantes às massas e da elevação da sua preparação e formação ideológica, como contributo indispensável ao reforço do Partido.

O projecto de resolução política, posto à votação na generalidade, foi aprovado por unanimidade, tal como a proposta dos delegados destas organizações ao XX Congresso do PCP.

Após o encerramento dos trabalhos do plenário, teve lugar um animado convívio / magusto.

 

Stª Mª da Feira, 15 de Novembro de 2016

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP