Desta vez não foi a CDU a perguntar para quando a pista de atletismo no concelho, foi uma jovem atleta do município na Gala do Desporto organizada pela Câmara Municipal. Gala marcada por um domínio de desportistas oriundos do atletismo que arrecadaram a maioria dos prémios.

No quadro do distrito de Aveiro, o município feirense é o que mais atletas federados tem (cerca de 50% dos atletas segundo dados que me fizeram chegar), fruto de um movimento associativo enraizado e forte. Nesta realidade, perspetivava-se que fosse também o município com melhores condições, facto não observável.

Em todo o município há duas infraestruturas, de relevo, vocacionadas para prática do atletismo: a pista de Lourosa, que não tem as dimensões adequadas para receber competições seniores; e o complexo desportivo de Sanfins, que não tendo as medidas necessárias, com pouco esforço é possível obtê-las, dado o espaço existente para alargamento.

Porém, o complexo desportivo de Sanfins está, como denunciado várias vezes pela CDU, votado ao abandono, vandalizado e a servir de depósito de entulho e lixo. Passaram-se três anos em janeiro desde que a Câmara Municipal prometeu às associações/clubes de atletismo do concelho a reabilitação do complexo iria e a sua abertura para todos os atletas. Até hoje não se verificou!

Relembro que para as competições de seniores uma pista de atletismo deve ter 400 metros e 8 corredores, sendo que com apenas 6 corredores poderá receber competições de escalão juniores. A referida pista de Sanfins tem cerca de 398 metros e 6 corredores. No entanto, dada a localização estratégica das referidas instalações, a existência de área livre para o seu alargamento e a existência, já supracitada, de elevado número de atletas no concelho, justifica-se uma reestruturação desta infraestrutura.

No nosso entender, para além da reabilitação urgente do espaço, há dois aspetos a ter em considerando e a carecer de debate e reflexão: um prende-se com a exposição do complexo aos elementos, nomeadamente vento; e o outro com o isolamento do mesmo, isto porque apesar de estar próximo na Estrada Nacional 1, não tem habitações nas imediações.

O primeiro aspeto será facilmente minimizado com vegetação arbórea. Já o segundo, com a forte atividade do atletismo no município será fácil de garantir a segurança e ocupação do espaço. Isto porque, com a reabilitação (e não existindo pista igual a norte do distrito) estima-se que possam vir atletas de fora do concelho para treinar e estagiar, o que levará à ocupação do espaço das 6h30 até às 23h. Ficando o problema apenas remetido para as horas da noite, para as quais com boa vontade rapidamente se encontrará solução.

Esta continuará, certamente, a ser uma das nossas bandeiras de luta. Continuamos sem compreender como se pode deixar uma infraestrutura daquela natureza chegar ao estado de degradação atual e continuamos sem perceber a passividade na resolução do problema.

Assim, continuaremos na luta e a aguardar por melhores condições para os nossos atletas.

21 de abril de 2017

Filipe Moreira