Passados que estão três anos do mandato autárquico, é oportuno fazer um balanço mais aprofundado do mesmo em S. Paio de Oleiros, bem como dos problemas e carências mais prementes que se continuam a colocar.

Desde logo é preciso valorizar algumas melhorias pontuais e pequenas obras nalgumas ruas e espaços públicos que se verificaram neste período, boa parte das quais por intervenção e proposta dos eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia.

No entanto, não obstante estes pequenos avanços, é mais que evidente que estamos ainda muito longe da concretização de muitos dos projectos e promessas apresentados nas últimas autárquicas, por ambos os Executivos da Câmara e da Junta, e que a nossa terra tanto carece há já longo tempo.

Em primeiro lugar na rede viária. Tal como na generalidade do Concelho, também aqui as principais vias de acesso e circulação estão num estado lastimoso, muitas delas assim há dezenas de anos, ao contrário de todas as promessas e garantias de início da sua requalificação da maioria PSD na Câmara Municipal e do seu próprio Presidente, que tarda em concretizar-se.

Mas infelizmente não é só o mau estado das estradas que está à vista de todos. A própria limpeza na Freguesia continua a deixar muito a desejar. Mesmo tendo em conta a falta de civismo, que por vezes se observa, há contudo necessidade urgente de uma maior frequência na recolha de resíduos e de uma acção coordenada e decidida na limpeza das ruas e caminhos da nossa terra. Neste campo, observa-se ainda o continuado despejo de dejectos a céu aberto junto ao pavilhão gimnodesportivo – situação já sinalizada e que carece de intervenção urgente!

A fraca iluminação pública em muitas zonas da Freguesia é igualmente uma das questões mais sentidas que exige dos responsáveis autárquicos uma intervenção urgente junto da EDP para corrigir tantas falhas e anomalias.
Outra área a merecer mais atenção do Executivo da Junta e que temos alertado variadas vezes é aqui o estado caótico da sinalética onde se impõe, desde já, um plano global da sua requalificação devidamente coerente e coordenado.
Obras e reivindicações mais que justas de que os Oleirenses tanto carecem e pelas quais o PCP, quer nos órgãos em que está representado, quer publicamente não deixará de intervir para a sua efectiva concretização.

S. Paio de Oleiros, 4 de Outubro de 2016
Comissão de Freguesia de S. Paio de Oleiros do PCP