Nos últimos dias e sem nenhuma razão plausível, serviços da Junta de Freguesia de S. João de Ver, aquando do arranjo e asfaltamento da rua dos Cavaleiros, atolaram por completo com todo o tipo de resíduos e arbustos o riacho que a atravessa, como a foto anexa comprova, o que além de ilegal é totalmente inadmissível.

Na verdade, não se pode conceber que sejam os próprios funcionários dos órgãos autárquicos e os seus titulares, com acrescidas responsabilidades e que deviam ser portanto os primeiros a dar o exemplo e a preservar o meio ambiente e as linhas de água, a atentar desta forma descarada contra o espaço público e os interesses da população.

Mas, lamentavelmente, não se trata de um caso isolado ou fortuito. Repetem-se um pouco por boa parte dos diferentes lugares da Vila de S. João de Ver os maus exemplos de incúria e desleixo na limpeza de arruamentos e caminhos, alguns deles anos a fio.

É o caso flagrante do caminho público pedonal que devia ligar a Rua dos Combatentes no lugar de Paçô a Gandufe mas, como a fotografia junta exemplifica, se encontra totalmente inacessível há demasiado tempo, não obstante todos os alertas e protestos dos moradores transmitidos por variadas vezes à Junta de Freguesia, mas até agora sem qualquer resultado.

Urge por tudo isto uma outra postura dos responsáveis autárquicos da nossa terra, mais cuidada e interventiva na preservação e limpeza dos seus arruamentos e espaços públicos.

S. João de Ver, 6 de Outubro de 2016

Comissão de Freguesia de S. João de Ver do PCP

Fotografia aqui.