Moção*

A violenta repressão associada à justeza da reivindicação e os seus reflexos a nível internacional determinou a declaração do dia 1 de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Desde então as lutas dos trabalhadores e da organização do movimento sindical, nacional e internacional, têm um objectivo comum: a defesa da dignidade e homenagear as mulheres e os homens trabalhadores que, em todo o mundo, lutaram e lutam contra a exploração, por melhores condições de vida e de trabalho e para a construção de sociedades mais justas e solidárias.

É preciso combater a precariedade, sinónimo de baixos salários, horários incertos, falta de direitos e garantias, essa instabilidade permanente que compromete o futuro de todos, mas sobretudo o dos jovens e o desenvolvimento do nosso país.

A defesa do emprego com direitos, no direito de contratação colectiva, pelo aumento dos salários e de outros direitos, pelas 35 horas de trabalho semanal, por serviços públicos de qualidade e pela melhoria das obrigações do Estado na Saúde, no Ensino e na Segurança Social torna-se imperativo a mobilização e união de todos os trabalhadores.

A Assembleia Municipal, enquanto representante dos interesses e anseios dos feirenses, só pode estar em defesa dos trabalhadores do concelho, exigindo mais justiça social, trabalho com direitos e salários dignos.

Assim, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida em 07 de abril de 2017, delibera:

• Saudar e manifestar o seu apoio às iniciativas populares e demais atos comemorativos do 1° de Maio e apelar à população do Município feirense para que a elas se associe;
  • Reafirmar os valores históricos da vitória da Liberdade e da Democracia na vida de todas e todos os portugueses, bem como daqueles que connosco vivem e trabalham;
  • Manifestar-se junto dos órgãos de soberania pela defesa do trabalho com direitos, pelo investimento público no município, pela defesa dos postos de trabalho no concelho.

* Aprovada por unanimidade