No passado dia 22 de dezembro, a CDU apresentou na Assembleia Municipal uma Recomendação relativa ao Castro de Romariz. A referida Recomendação foi aprovada por unanimidade e transcreve-se abaixo.

 

Recomendação

Castro de Romariz

 

O Município de Santa Maria da Feira é especialmente rico em património histórico-cultural, com um vasto património físico que abrange várias épocas do desenvolvimento humano do território que hoje é Portugal.

De entre este património, contabiliza-se a existência de dois castros conhecidos. Sendo que de um, devido ao crescimento urbano descontrolado, apenas se pode recuperar um terço da sua área – em Fiães. Por outro lado, o Castro de Romariz dada a sua localização fora da malha atualmente urbanizada foi possível uma maior preservação.

Todavia, numa visita ao local é possível constatar a degradação e vandalização do gradeamento envolvente, a falta de sinalização para o local e a falta de informação no local sobre o referido património.

Sendo este um espaço por excelência para a interpretação do modo de vida de outras culturas que habitaram a nossa região, é também um espaço, por excelência, para a promoção de uma cultura cidadã, de respeito pelo património, pela história e cultura.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida a 22 de dezembro de 2017 recomenda à Câmara Municipal que:

  1. Proceda à colocação de informação nas vias rodoviárias com vista à fácil aproximação ao local de todos os interessados;
  2. Coloque informação científica no local para que todos os visitantes se possam inteirar do que aquela infraestrutura representa;
  3. Promova junto das escolas do município o interesse pelo património local, nomeadamente com visitas de estudo;
  4. Que afete um funcionário para que, numa fase inicial mediante prévia marcação, possa prestar informações mais detalhadas sobre o Castro no Local;
  5. Apoie todas a iniciativas que visem a promoção do património castrense no município.