O actual presidente da Câmara de Stª Mª da Feira tem sido pródigo em afirmações fantasiosas e idílicas sobre a realidade concelhia. Mas os dados que apresentou, na sua última conferência de imprensa e que agora vieram a lume, passam todos os limites, pela total desconformidade com os vários aspectos, económicos, sociais e estruturais da vida real no Concelho.

Dir-se-ia mesmo que estamos novamente perante a velha e requentada teoria do “ Oásis”, tão ao gosto de antigos governantes, para assim ocultar a verdadeira dimensão dos problemas com que se continuam a debater os trabalhadores e a esmagadora maioria dos feirenses em geral.

Ao contrário do que afirma, o número de desempregados no Concelho, tal como em todo o país, continua bem elevado (e sabemos que as próprias estatísticas globais não revelam cabalmente a sua extensão – exemplo dos novos emigrantes e daqueles que já perderam a esperança de encontrar trabalho e por isso já não o procuram) e a pretensa criação de emprego caracteriza-se, na maior parte dos casos, pelos vínculos precários, sem quaisquer garantias ou sustentabilidade futuras. E que se reflecte naturalmente nos índices de pobreza e exclusão social, que se estima atingirem aqui, como no todo nacional, perto de 20% da população, incluindo mesmo feirenses com trabalho.

Não deixam, aliás, de ser perfeitamente ridículos e eleitoralistas, os seus “ prognósticos “ virtuais de um quadro próximo de pleno emprego, num futuro imediato em Stª Mª da Feira, como resultado das suas iniciativas e “ embaixadas “ itinerantes, como se de um qualquer Ministro da Economia se tratasse!

Seria talvez mais premente e eficaz, por exemplo, dedicar uma outra atenção e dinamização às próprias Zonas Industriais aqui sediadas, pois a grande maioria permanece abandonada e esquecida pelo Executivo PSD em toda a sua plenitude.

Mas, o mesmo se passa com os restantes itens que aborda na citada conferência de imprensa, em tom de auto elogio, e que chocam infelizmente com o panorama vivido pela população do Concelho. Na verdade, os exemplos falam por si, e deitam por terra essa narrativa laudatória do Senhor Presidente da Câmara Municipal, desde o estado calamitoso da rede viária às acessibilidades e transportes públicos, como não nos temos cansado de referenciar, até aos imbróglios e à sobrecarga dos encargos e taxas, que a concessão da rede de águas e saneamento a empresas privadas nos causou e que nem sequer permite a implementação da tarifa social a milhares de famílias.

 

Stª Mª da Feira, 16 de Novembro de 2016

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP