RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS CONFIRMA: CONCESSÃO DA ÁGUA A PRIVADOS É RUINOSA PARA AS AUTARQUIAS E POPULAÇÕES!

Se dúvidas ainda subsistissem, o recente relatório de auditoria do Tribunal de Contas às parcerias público-privadas (PPP) no sector das águas veio confirmar em pleno quão desastrosos se têm transformado, para os Municípios e populações abrangidas, os contratos de concessão desse bem público essencial à vida.

De facto, e como reiteradamente temos denunciado no caso de Stª Mª da Feira a privatização da água pela Câmara PSD – recorde-se com o aval do PS - não só lesou o erário público e a autarquia, como acabou por sobrecarregar os feirenses com preços e taxas exorbitantes, hipotecando o futuro do concelho por largas dezenas de anos. Acresce que tal opção, além de penalizar seriamente os feirenses, teve ainda como consequência desastrosa o incumprimento de todos os prazos anunciados de conclusão das obras da rede de águas e saneamento, que continuam sem um fim à vista.

Esse é sempre o resultado lógico e inevitável de querer transformar num negócio, concedendo a privados aquilo que devia ser um bem público de acesso generalizado como é a água.

Aliás, por esse mundo fora, sucedem-se variados exemplos de importantes cidades que optaram agora por remunicipalizar os serviços de abastecimento de água, precisamente com base nas respectivas experiências negativas e penalizadoras para as suas populações em que se revelou a anterior privatização desse bem vital.

A ÁGUA NÃO É UMA MERCADORIA!

Stª Mª da Feira, 28 de Fevereiro de 2014

 

CDU / Stª Mª da Feira