Assunto: Campos de Minigolfe votados ao abandono

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira

Como é do conhecimento geral, no passado mês de março o PCP – Partido Comunista Português (partido que integra a CDU – Coligação Democrática Unitária) fez chegar aos órgãos de comunicação social regionais uma nota onde manifestava a sua preocupação com campos de minigolfe. Desta nota surgiram respostas de alguns Presidentes de Junta das freguesias envolvidas dando razão ao PCP.

No entanto não foi tornado público a posição da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pelo que por este meio requeremos este esclarecimento.

Para uma melhor contextualização da situação transcrevemos parte da nota do PCP:

O concelho de Santa Maria da Feira tem sido vítima, ao longo das últimas décadas, de propostas com um propósito meramente eleitoral. Muitas destas propostas avançaram e hoje são autênticos "elefantes brancos". Mais do que infraestruturas descontextualizadas da realidade local e por isso abandonadas, são o espelho da falta de bom senso, do desperdício de dinheiros públicos e da incapacidade de os seus proponentes em lhes dar utilidade.

Um exemplo destas obras de propaganda são os campos de minigolfe. Dos vários existentes no concelho, não há um que esteja a ser dinamizado, nem mesmo os que se encontram em espaço aberto, como o de Stª Mª da Feira e o de Sanfins. Regista-se, ainda, que apenas este último se encontra registado na Federação Portuguesa de Minigolfe.

Não sendo, ainda hoje, compreensível a opção por estas infraestruturas salienta-se que duas se encontram perto de escolas e que por isso poderiam ser dinamizadas, por exemplo, pelas Atividades Extra Curriculares, no entanto isso não se verifica.

Em Santa Maria de Lamas, talvez o caso mais gritante, após vários mandatos do PSD o espaço do minigolfe continua vedado e votado ao abandono, uma vez que tem servido apenas para o crescimento de vegetação diversa. Para este espaço, e uma vez que a população nunca o viu como utilitário, o PCP e a CDU já propuseram a sua conversão num espaço de lazer, de recreio e de fruição cultural aproveitando, para isso, a orografia do terreno convertendo-o num auditório ao ar livre.

Os sucessivos executivos do PSD têm ignorado estas infraestruturas, talvez com a esperança de que os feirenses não se lembrem dos seus erros de gestão.

A CDU tem conhecimento que estas infraestruturas estão ao encargo das Juntas de Freguesia, no entanto tratando-se de algo que aquando da sua construção foi tido como estratégico para o desporto do concelho, parece-nos pertinente questionar o executivo.

Assim, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V. Excelência, através do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,  o seguinte esclarecimento:

1. Tem, o executivo, conhecimento do estado em que se encontram as referidas infraestruturas?

2. Como pretende o executivo agir para dinamizar as referidas infraestruturas e em que prazos?