As obras recentes de requalificação do Cine Teatro António Lamoso, tal como sempre defendemos, contrariando inclusive os projectos iniciais para a sua demolição em favor de projectos megalómanos, correspondeu a um importante passo em defesa de um equipamento essencial para as actividades culturais do Concelho de Stª Mª da Feira.

Tendo em conta a rica e diversificada realidade do movimento associativo no Município feirense e que teve aqui, como em todo o país, um crescimento notável com o 25 de Abril, seria de esperar um efectivo apoio dos órgãos de poder local, nomeadamente do Executivo camarário, às suas múltiplas iniciativas, sobretudo de índole cultural.

A avaliar pelas últimas decisões, não tem sido, infelizmente, essa a postura da maioria PSD. Recorde-se, a propósito, o Regulamento do Programa de Apoio a Projectos Culturais do Município que, como oportunamente denunciámos, pelos seus critérios, elitista e restritivo, faz depender na prática a atribuição de subsídios às colectividades com o “alinhamento” da política cultural do Executivo.

É precisamente essa a conclusão também que se pode tirar agora com a divulgação pública do regulamento geral do António Lamoso em que, além dos preços praticados – 150 euros / hora - serem exorbitantes e limitativos portanto para a maioria das Associações e das respectivas iniciativas, atribuem, no seu artigo 12º nº4, ainda o poder discricionário e selectivo das condições desse mesmo aluguer à empresa Feira Viva, responsável pela gestão daquele espaço.

Não sendo inédita esta postura castradora da política cultural dos sucessivos Executivos PSD em Stª Mª da Feira, que a própria promoção dos grandes eventos não consegue disfarçar, pode representar porém neste caso, com toda a série de normas e regulamentos restritivos, uma grave e insuperável limitação do acesso da maior parte das Associações do Município ao Cine Teatro António Lamoso.

Assim, a CDU / Feira, em apoio e solidariedade com as Colectividades do Concelho, reclama a urgente e justa revisão do citado regulamento, no sentido do estabelecimento de condições de aluguer daquele equipamento mais acessíveis e totalmente isentas a todas elas, para uma efectiva e generalizada democratização da cultura.

Stª Mª da Feira, 23 de Abril de 2015

Comissão Coordenadora da CDU de Stª Mª da Feira