Sem qualquer razão plausível que o justificasse nomeadamente razões fitossanitárias ou vegetativas, foram recentemente abatidas várias árvores de grande porte junto à Casa Mortuária, na cidade da Feira, como a foto anexa comprova.

Não sendo, infelizmente, o primeiro caso, este verdadeiro atentado ambiental assume aqui, no entanto, particular gravidade, dado estarmos em presença de seis árvores de grande porte, Tílias e Faias com largas dezenas de anos, ainda por cima localizadas numa zona sensível, na encosta do Castelo, e que, por esse facto, deveriam ser devidamente cuidadas e preservadas.Tudo derivou de podas incorretas feitas no ano passado, que no caso da Faia foram feitas já com a árvore a vegetar levando-a à morte. No que se refere às Tílias depois de uma poda desastrosa de um exemplar que levou à queda de ramos de árvores vizinhas fustigadas pelos ventos de um dia mais invernoso, foram feitas podas reparadoras dos danos, que agora inopinadamente culminaram com o abate criminoso desses mesmos exemplares.

Parece, contudo, não ser esse o entendimento dos serviços camarários do ambiente e dos respectivos responsáveis que, com regular frequência, têm praticado um pouco por todo o concelho atos semelhantes, atos esses que são lesivos da natureza e da qualidade ambiental e que, de uma vez por todas, devem ser travados e finalmente corrigidos.

Fomos proponentes de um “Plano Verde Municipal”, através de um agendamento feito pelo nosso eleito na Assembleia Municipal num passado ainda recente. Após o debate e depois do PSD local ter enaltecido a oportunidade e a qualidade da proposta da CDU Feira, votaram contra, chumbando-a e fazendo gorar aquilo que seria o manual de boas práticas e o alicerce para um futuro “Plano Verde Municipal”.

A CDU / Feira, ao sinalizar e denunciar mais este atentado por parte do Executivo Municipal do PSD, reclama uma outra postura e intervenção, mais consentânea afinal com todas as promessas e preocupações repetidamente manifestadas com as zonas verdes e de lazer mas, como no presente episódio, caem assim por terra, diríamos, em saco roto, como aliás é timbre desta câmara PSD.

 

Stª Mª da Feira, 29 de Novembro de 2016

Comissão Coordenadora da CDU / Stª Mª da Feira

Grupo de Tílias de grande porte

Tília centenária de grande porte

Faia centenária (+ de 3 m de perímetro)