Boa tarde Camaradas e Amigos,

Uma saudação especial a todos os presentes!

Estamos aqui hoje na apresentação dos cabeças de uma lista que é fruto do trabalho coletivo, constante e responsável de muitas mulheres e homens que aderiram à causa pública sem interesses pessoais.

Esta é força que ao longo de vários anos tem dado voz a todos os feirenses. Prova disso, é que ainda este mandato, com apenas um eleito na Assembleia Municipal, apresentamos dezenas de requerimentos. Tantos que até à data deu cerca de um por cada duas semanas e pouco de mandato. Até pode nem parecer muito, mas desafio-vos a irem aferir se mais alguma força tem tantos. E não nos podemos esquecer que a cada requerimento correspondeu pelo menos uma visita ao local e a contacto com as populações.

Estes requerimentos permitiram denunciar problemas e pressionar o executivo para os resolver. Em boa verdade muitos deles foram resolvidos pouco tempo depois, sendo que há vários anos não se vislumbrava solução para os mesmos.

O que prova que não fomos oposição pela oposição. Trabalhamos sempre em contacto com as populações. Não houve um único feirense que tenha ocorrido à CDU e que tenha ficado sem vós ou representação.

No decorrer do mandato apresentamos também dezenas de moções e propostas, algumas foram aceites, outras não. Mas mesmo nesta área desafio-vos a ferirem se alguma força teve tantas moções ou propostas aprovadas na Assembleia Municipal como a CDU. E não me refiro a documentos sobre assuntos mais amplos e consensuais como votos de pesar. Refiro-me a documentos que abordaram temáticas concretas para o município e as populações, como a reposição das freguesias no município, como projetos de mostrar a todas as escolas do município a importância do 25 de abril ou da Constituição da República, reforço da Educação Ambiental no município ou até da recuperação da Quita do Castelo mais recentemente, apenas para citar algumas.

Além disso, Camaradas e Amigos, não nos podemos esquecer que todos os anos pela criação das Grandes Opções do Plano para o ano seguinte apresentamos sempre dezenas de propostas à Câmara Municipal. No primeiro ano apresentamos mais porque apresentamos para todo o mandato e nos anos seguintes apresentamos menos propostas porque eram para o período de 12 meses. E aqui, também, desafio-vos a aferirem qual a força que mais propostas apresentou.

É aqui, Camaradas e Amigos, é aqui que se vê a grande diferença entre nós e as outras forças políticas. Porque por muitas vezes fomos questionados por outras forças porque é que apresentávamos as propostas para as GOP se quem as ia realizar era o Executivo do PSD e eles é que iriam tirar os louros das nossas propostas. Só que a nós não interessa que sejam eles a ficar com os louros, interessa-nos é que se faça e que as populações vivam melhor.

É evidente que a maioria das nossas propostas não foram contempladas nas GOP, mas posso citar algumas que foram e que não estavam nas propostas eleitorais do partido no Executivo – Iluminação LED (que permite poupar nos custos do município e assim ligar toda a iluminação pública), levantamento e divulgação das espécies arbóreas com relevo no município, remoção de telhados de fibrocimento com amianto e redução de impostos para empresas com faturação até 150 mil euros.

Todo este conjunto prova que somos a voz dos feirenses que somos também a única alternativa a todas as outras forças, sejam elas o PSD, CDS, PS, BE ou até os recém surgidos sabe-se lá bem de onde PNR.

Camaradas e Amigos, a nós só nos falta termos mais votos nas eleições, porque o trabalho está feito! Contrariamente a outras forças não desapontamos os que em nós acreditaram em 2013.

Além disso, hoje estamos mais e melhor organizados do que há 4 anos, temos mais atividade e continuamos a ter o reconhecimento das populações. Só nos falta acreditar!

Não é por termos campanhas mais modestas, do ponto de vista financeiro, que nos devemos sentir melindrados. Quem é que há 4 anos acreditava que iriamos passar a ser a 3.ª força mais votada em todo o concelho e a única que assistiu a um aumento real do número de votos.

Há 4 anos ficamos muito perto de eleger o 2.º eleito na Assembleia Municipal.

Já imaginaram o trabalho extraordinário que podíamos ter feito com mais um eleito?

Camaradas e Amigos, está na hora! Está na hora de elegermos mais eleitos para a Assembleia Municipal para podermos trabalhar mais e melhor. E acima de tudo está na hora de elegermos um Vereador.

Nestas eleições, como nas outras, temos o melhor cabeça de lista à Câmara Municipal. Temos o cabeça de lista que melhor conhece o município e a sua realidade. Temos o cabeça de lista que tem sido dos principais, se não o principal motor de toda a atividade da CDU no concelho.

Na realidade o que nos falta é acreditar, porque se nós acreditarmos os outros que hoje aqui não estão também vão acreditar. E se eles acreditarem, vão dar força à CDU através do voto.

Camaradas e Amigos, com muita alegria e com muita força rumo às Autárquicas.

Viva a CDU!

Viva Santa Maria da Feira!