Conferência de Imprensa da CDU

Depois de um longo e frutuoso trabalho no maior concelho em habitantes e número de freguesias do Distrito de Aveiro, uma delegação da CDU da Feira, composta entre outros pelos dois cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, entregou hoje à tarde no tribunal da Feira o seu processo eleitoral relativo às próximas eleições autárquicas. Imediatamente a seguir, pelas 16:30, a mesma delegação realizou uma Conferência de Imprensa que serviu igualmente para apresentar o cabeça de lista da CDU à eleições legislativas.

A primeira intervenção coube a Antero Resende, membro da Mesa Nacional do PEV, Partido Ecologista “Os Verdes” e primeiro candidato à Câmara Municipal da Feira. Num curta mas incisiva intervenção, durante a qual denunciou o poder tentacular deste executivo municipal que usa e abusa dos meios camarários para perpetuar a sua hegemonia autárquica, o candidato da CDU apelou às forças vivas do concelho, e designadamente àquelas que não se deixam corromper para que desta vez apoiem a diferença e votem neste projecto CDU que tanto tem a dar ao concelho e à região. Numa segunda intervenção, Lúcia Gomes, actual eleita da CDU na Assembleia Municipal e que se candidata a mais um mandato, sublinhou o valioso património de intervenção na Assembleia Municipal onde a CDU mais uma vez marcou a diferença. A CDU foi a força política que mais trabalhou ao longo deste mandato, com mais requerimentos e intervenções, e como tal constituiu a única força de oposição a esta Câmara PSD. Por estas razões, mas igualmente pelos seus candidatos e pelas suas propostas, vale a pena apostar na CDU.

Encerrando as intervenções, foi a vez de Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU às próximas eleições legislativas, usar da palavra. Depois de marcar presença nos mais diversos concelhos deste distrito, e particularmente, ao assistir à apresentação de inúmeras candidaturas da CDU aos órgãos autárquicos, é com enorme orgulho que se aprende a conhecer a verdadeira dimensão deste grande colectivo da CDU, composto por homens, mulheres e jovens, oriundos das mais diversas origens sócio-económicas, mas todos unidos por esta profunda aspiração a um mundo mais justo e mais solidário. Um grande colectivo da CDU que cresce de dia para dia como é visível aqui na Feira onde foi possível apresentar lista a mais 2 freguesias (22 freguesias no total) relativamente às últimas eleições e mais 6 relativamente às eleições de 2001. Temos este ano uma sucessão de duas eleições num curto espaço de tempo - primeiro as legislativas a 27 de Setembro e depois as autárquicas a 11 de Outubro. De acordo com o jovem candidato comunista, haverá na prática apenas uma só batalha com duas etapas, na medida em que não é possível desligar estas duas eleições como de fossem dois mundos à parte. A CDU tem um projecto nacional para Portugal. Um projecto com expressões específicas para o governo e para Assembleia da República ou para as autarquias locais, mas estruturado à volta de valores e princípios inalienáveis, construídos em décadas de intervenção política. É portanto à volta destes valores e princípios aos quais teremos que juntar toda a nossa entrega militante e toda a nossa inteligência que iremos vencer esta importante batalha.

Clique aqui para ler a intervenção de Antero Resende.

Clique aqui para ver a lista com os primeiros 10 candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, bem como os cabeças de lista às 22 Juntas de Freguesia.

Algumas estatísticas relevantes:

• Num total de 375 candidatos, 241 são homens (64,27%) e 134 mulheres (35,73%).
  • 183 candidatos são do PCP.
  • 173 candidatos independentes indicados pelo PCP.
  • 7 candidatos do PEV.
  • 7 independentes indicados pelo PEV.
  • 5 independentes.
  • A média de idades é de 42 anos sendo que 119 candidatos têm idade até 30 anos.
  • A CDU é ainda a única força política a apresentar uma mulher cabeça de lista aos órgãos municipais.