Teve lugar recentemente uma reunião de dirigentes do Sindicato dos Corticeiros com uma delegação da DORAV do PCP, a pedido desta estrutura partidária.

Esta iniciativa, integrada na campanha contra a precariedade que o Partido está a desenvolver em todo o país, teve por objectivo aprofundar o conhecimento sobre a situação social e laboral no sector corticeiro, nomeadamente o crescente recurso a contratos precários na generalidade das empresas com as gravíssimas consequências daí decorrentes para a estabilidade da vida e do emprego, sobretudo das novas gerações.

Há de facto hoje neste importante sector cada vez mais casos de sub-contratação, de contratos precários ao dia, à semana, sem qualquer controlo nem fiscalização, para suprir no fundo tarefas permanentes, o que além de ilegal é perfeitamente imoral e escandaloso.

Casos gritantes que subsistem inclusive no Grupo Amorim, verdadeiro império neste sector, em que acaba mesmo por anunciar agora o crescimento dos seus lucros em 64 % no final do primeiro trimestre, em contraste completo com a precariedade que também ali se pratica e com os baixos salários e a maior exploração.

Nesta reunião o PCP voltou a manifestar toda a solidariedade e empenho na luta contra o flagelo da precariedade, por melhores salários e em defesa dos direitos dos trabalhadores corticeiros.

Aveiro, 24 de maio de 2016
Gabinete de imprensa da DORAV do PCP