7ª Assembleia Concelhia da FeiraNo passado dia 8 de Maio o PCP realizou, com a participação de largas dezenas de militantes (mais de 40) a sua 7ª Assembleia de Organização Concelhia de Santa Maria da Feira,

Sob o lema “ mais força e intervenção do PCP, por um concelho melhor!” e com base no projecto de resolução que foi aprovado, depois de ligeiras alterações, por unanimidade, a Assembleia debateu longa e aprofundadamente a grave situação social e política.

Num momento de agudização da crise social e económica nacional, com a tomada de medidas por parte do Governo PS (com a negociação e apoio do PSD) que vêm agravar, ainda mais, a vida da maioria dos portugueses, o PCP analisou a situação social feirense e a necessidade de reforço da sua estrutura concelhia e da ligação às populações para melhor defesa dos seus interesses junto das instituições.

Num quadro em que Santa Maria da Feira conta hoje com 9 401 desempregados registados, 56,7% dos quais são mulheres, representando um aumento de 22,5% em relação a Março de 2009, este número, com o encerramento fraudulento da Rohde, que conta com a conivência do Governo e a acção condenável do sindicato que não defendeu a manutenção dos postos de trabalho, elevará o número real dos desempregados para cerca de 12 000.

Os problemas ambientais no concelho agravam-se e a situação social será ainda pior com a introdução de portagens nas SCUT, perante o recuo do executivo que já defende portagens em nome da “crise” se elas forem em todo o país, sem olhar às dificuldades que os feirenses hoje atravessam, e com as medidas previstas no PEC de corte no subsídio de desemprego, no rendimento social de inserção, de aumento dos impostos.

A Assembleia contou com a participação de Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do PCP que analisou a situação nacional, sublinhando o reforço da concelhia de Santa Maria da Feira, eleita por unanimidade, que conta com 23 militantes, 11 dos quais integram a comissão concelhia pela primeira vez, traduzindo o rejuvenescimento e o trabalho intenso da organização.

Com 6 novos inscritos desde a última Assembleia de Organização, também a JCP reforçou a sua acção e intervenção junto da juventude feirense, tendo o seu Congresso marcado para 22 e 23 de Maio, em Lisboa.

Também a situação das mulheres feirenses foi analisada, apelando-se à participação de todas no 8º Congresso do Movimento Democrático de Mulheres, a realizar-se a 15 e 16 de Maio, também em Lisboa.

Apesar das medidas gravosas do Governo PS, agora respaldado pelo PSD em toda esta ofensiva, a contestação social tem sido grande – no buzinão contra as portagens, na participação massiva no 25 de Abril e no 1º de Maio, na luta dos corticeiros, entre tantas outras lutas – sendo este o momento crucial para apelar a todos e a todas que participem, no próximo dia 29 de Maio, em Lisboa, na manifestação nacional convocada pela CGTP-IN, contra o PEC e as políticas de direita.

A nova comissão concelhia sai reforçada, confiante na luta e no trabalho contra as medidas que têm sido tomadas contra os trabalhadores feirenses, contra os desempregados, os reformados, as pessoas com deficiência, os jovens, as mulheres e reafirma o seu compromisso com a população de ser sempre a voz dos seus interesses e aspirações.

No encerramento da 7ª Assembleia Concelhia foi servido um porto de honra.

Stª Mª da Feira, 12 de Maio de 2010

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP