Alguns apontamentos

Lúcia GomesA 30 de Junho de 2006, a CDU apresentou na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira uma Moção para a defesa e requalificação da Linha do Vale do Vouga, onde se propunha: a renovação, requalificação e valorização da linha do Vale do Vouga em todo o seu percurso entre Aveiro e Espinho, via Sernada do Vouga e a circulação nesta linha de uma renovada frota de comboios que articulem entre si e com as restantes soluções (designadamente a linha do Norte), e cumpram horários adequados às necessidades das populações e, nomeadamente, dos trabalhadores.

Aquando desta discussão, o Sr. Presidente da Câmara interveio sobre esta moção, para “dizer que ela vem contra os interesses do concelho de Santa Maria da Feira. Referiu que este problema foi discutido e apresentado por uma outra Câmara na Área Metropolitana do Porto, e na altura opôs-se a que esse fosse um dos projectos a constar no QREN, pelo menos com alguma prioridade. Disse que revitalizar a Linha do Vale do Vouga custa muitos milhões, e se a Câmara da Feira der o seu apoio a uma situação dessas vai-se deparar com o facto de que esses milhões vão fazer falta para outros projectos que são de maior interesse para o concelho de Santa Maria da Feira.

Disse ainda que, basta ver a cidade de Santa Maria da Feira para se concluir que as estações do comboio estão tão distantes dos centros populacionais que nunca serão atractivo das pessoas, que não irão a essas estações apanhar esse meio de transporte para sair da cidade, o mesmo se passando, com raras excepções, no resto do concelho.

Disse então que a Assembleia Municipal decidirá como bem entender, mas o que entende é que o município de Santa Maria da Feira tem outras prioridades, que aliás foram apresentadas na Área Metropolitana do Porto, e essas não passam pela revitalização da linha do Vale do Vouga." (retirado da Acta da Assembleia Municipal de 30 de Junho de 2006).

Tal intervenção levou a que o PSD, sozinho, rejeitasse a Moção. Coisa diferente aconteceu em vários Municípios, como é o exemplo de Aveiro, Espinho, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis. Também a Assembleia Metropolitana do Porto se pronunciou indubitavelmente favorável à requalificação da Linha do Vale do Vouga, numa acção que a CDU estendeu a todos os Municípios servidos por esta importante linha.

A 27 de Abril de 2007, quando questionado pela CDU em Assembleia Municipal sobre o isolamento deste Município, o Sr. Presidente da Câmara responde: “no que concerne à questão da Linha do Vale do Vouga, informou que há pouco tempo a Câmara apresentou na Área Metropolitana do Porto a listagem dos projectos que pretende ver aprovados no QREN, e claramente essa não é uma prioridade da Câmara de Santa Maria da Feira. “

A 22 de Junho de 2007, a CDU, após reunião tida com responsáveis da REFER que demonstraram intenção inequívoca de apostar na linha, sendo que para isso necessitariam das Câmaras Municipais, questiona novamente o Executivo Municipal, que informa existirem negociações apenas no sentido de melhorar a segurança na linha.

A acção da CDU

Durante todo este tempo, até à presente data, PCP e PEV trouxeram os seus deputados para viajarem na linha do Vale do Vouga, recolheram mais de 4500 assinaturas e levaram uma petição à Assembleia da República, fizeram dezenas de iniciativas de rua, apresentaram propostas em sede de PIDDAC para que o Governo invista na linha.

Durante todo este tempo, não se ouviu nem a Câmara, nem os outros partidos da oposição, na defesa desta linha.

Mas, as comemorações dos 100 anos da Linha, a presença de membros do Governo, a presença intensa da comunicação social, trouxeram à ribalta os mesmos que disseram que a revitalização da linha do Vale do Vouga vem contra os interesses do concelho.

Sem memória histórica, pode ler-se na página de Internet da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: “na sessão de apresentação do programa comemorativo, o Vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Amadeu Albergaria, referiu que o envolvimento da autarquia nesta iniciativa deve-se ao facto do desenvolvimento de Santa Maria da Feira estar intimamente ligado à Linha do Vale do Vouga, recordando que é importante projectar o futuro da mesma.”

E com honras de primeiras páginas nos jornais e na página da REFER, pode ler-se que será celebrado entre a REFER, CP e Câmaras Municipais de São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis visando a criação de bases de colaboração para o estabelecimento de um sistema de comboios frequentes, tendo em vista uma resposta adequada às necessidades actuais e expectáveis de mobilidade na região e que será assinado um Protocolo para a Supressão e Reclassificação de Passagens de Nível no Concelho de Santa Maria da Feira.

A realidade veio a provar que nesta, como em tantas outras questões, PCP e PEV tinham e têm razão. Os caminhos-de-ferro são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Município e a Linha do Vale do Vouga é um património histórico que importa revitalizar, em benefício dos feirenses.

Mas para as sessões que vieram dar razão à CDU, a Câmara Municipal nem teve a humildade democrática de convidar a estar presente quem, desde o primeiro momento, defendeu a Linha e os Munícipes e de reconhecer, afinal, quem deve servir a política municipal – os cidadãos.

Mais um triste episódio na história desta Câmara, que, felizmente, teve um final feliz.

Lúcia Gomes