Nos passados dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro realizou-se em Almada o XIX Congresso do PCP sob o lema “Democracia e Socialismo – Os valores de Abril no futuro de Portugal”.

Neste Congresso estiveram presentes no total 1241 delegados efetivos. Destes, 29 eram do distrito de Aveiro, sendo que 26 eram do PCP e que 3 eram delegados por inerência devido a integrarem a Direção Nacional da JCP (Juventude Comunista Portuguesa). O concelho feirense esteve representado com 5 delegados, sendo 1 destes membro da Direção Nacional da JCP.

 Ao longo dos três dias os delegados analisaram, discutiram e aprovaram o novo Programa, atualizado às novas condições. Analisaram, discutiram e aprovaram ainda a Resolução Política com as análises, propostas e prioridades de intervenção do partido referentes a este momento de dificuldade para Portugal e para os portugueses.

Em todas as intervenções os delegados não se ficaram pela crítica e pela luta do contra. Mostraram que o PCP tem uma proposta política alternativa que na síntese das sínteses propõe:

1º Resgatar Portugal da teia de submissão e dependência.

2º Recuperar para o país o que é do país: os seus recursos, os seus setores e empresas estratégicas, o seu direito ao crescimento económico e ao desenvolvimento e à criação de emprego.

3º Devolver aos trabalhadores e ao povo os seus salários, rendimentos e direitos sociais, tendo com objetivo uma vida digna.

  No pavilhão das Laranjeiras, que a cada hora que passava se mostrou demasiado apertado para receber o XIX Congresso, foi ainda aprovada a nova direção do partido.

Para este Congresso o partido realizou a maior discussão relativamente ao Programa e às Teses, comparando com os últimos três Congressos.

No final o PCP saiu mais reforçado, coeso e rejuvenescido para enfrentar os ataques que têm feito a Portugal e aos portugueses, ataques internos e externos.

O partido dos operários afirmou-se ainda mais como uma alternativa credível e coerente para derrotar estas políticas e libertar Portugal deste rumo desastroso de retrocesso.

 

Dezembro de 2012

Filipe T. Moreira

Membro da Comissão Concelhia do PCP de Stª Mª da Feira

 

(redigido segundo o novo acordo ortográfico)