O Mundo tem testemunhado, recentemente, a vários ataques terroristas que pela sua carga violenta têm vitimado inocentes e horrorizado todos os cidadãos.

Dada a frequência, deste tipo de ataques, e da sua distribuição geográfica (principalmente na Ásia, África e Europa) torna-se impossível homenagear todas as vítimas. Porém dado o carater de proximidade entre o povo português e belga, importa relembrar que no passado mês de março, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, em Bruxelas, mais de trinta cidadãos inocentes perderam a vida e mais de duzentos ficaram feridos.

O terrorismo, quaisquer que seja as suas causas, formas e objectivos proclamados, serve sempre as estratégias e os interesses mais reacionários e sinistros, sendo inseparável das políticas de exploração e opressão e da lógica do militarismo e da guerra.

O Grupo Municipal da CDU propõe que a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, na sua sessão ordinária de 29 de abril de 2016, delibere:

Condenar firmemente os atentados ocorridos nos últimos dias na Bélgica, e expressar a sua consternação e os sentimentos de pesar aos familiares das vítimas, assim como a sua solidariedade ao povo belgas;

Condenar a instrumentalização de sentimentos genuínos de indignação, para a seu coberto se promoverem sentimentos racistas e xenófobos, que têm alimentado o crescimento de forças de extrema-direita e de cariz fascista na Europa.

Remeter o presente voto de condenação para:

Embaixada da Bélgica em Portugal;

Município de Bruxelas.