A CDU é a Força política que ao longo décadas tem dado voz a todos os feirenses nos diversos órgãos autárquicos. Prova disso, é que ainda neste mandato, com apenas um eleito na Assembleia Municipal, apresentamos dezenas de Requerimentos. Tantos que até à data deu, em média, cerca de um por cada 3 semanas de mandato. Estes requerimentos permitiram denunciar problemas e pressionar o executivo para os resolver. Em boa verdade muitos deles foram resolvidos pouco tempo depois, sendo que há vários anos não se vislumbrava solução para os mesmos, como por exemplo a questão dos seguros dos parques infantis e a ligação de escolas ao saneamento básico.

Se considerarmos que a cada Requerimento correspondeu, pelo menos, uma visita ao local e contacto direto com a população, facilmente se constata a continuidade de trabalho de proximidade por nós defendido e efetivado.

Todavia, o nosso trabalho não se ficou apenas pelos Requerimentos. No decorrer do mandato apresentamos também dezenas de Moções, Agendamentos e Propostas, o que nos valeu o destaque de termos sido a força política com mais Moções/Recomendações aprovadas – das quais se destaca o “Reforço da Educação Ambiental no Concelho”, “Requalificação da Quinta do Castelo” e “Reposição das Freguesias Agregadas”. Entendemos que a ação de um eleito não se esgota apenas no ato da reunião do órgão e recusamos a crítica sem fundamento. Por isso, apresentamos, também, dezenas de propostas para as Grandes Opções do Plano para o Orçamento da Câmara Municipal, o que no seu conjunto fazem da CDU a força que mais propostas apresentou na Assembleia Municipal.

Facilmente se percebe que o voto na CDU conta e é essencial o reforço de votação desta com vista à obtenção de mais eleitos, que, evidentemente, terão, assim, mais capacidade de trabalho em prol da população e do município enquanto território coeso, unificado e sustentável.

Para o próximo mandato apresentamos uma equipa com muitos independentes e de gente do nosso município. Continuaremos a debatermo-nos pelo ressarcimento dos ramais de água a quem os pagou (assunto denunciado pela CDU), pela reposição das freguesias agregadas, por uma pista de atletismo condigna no município, pelo reforço do apoio aos Bombeiros Voluntários, pela defesa dos interesses dos feirenses, por uma maior proatividade da Câmara na defesa dos interesses do município, como na questão do estacionamento pago na Feira (assunto também levantado pela CDU) e pela igualdade de tratamento entre todas as freguesias...

A isto, acrescentamos a Ação Social, o Emprego, Mobilidade, Educação/Formação e Sustentabilidade como pilares centrais da nossa ação.

Filipe Moreira

Ricardo Silva