Foi recentemente anunciado o fecho, no fim deste mês, de mais duas Agências da Caixa Geral de Depósitos no nosso Concelho: em Fiães e na Cruz.

Não sendo caso único, infelizmente, tal como em muitos pontos do país, estes encerramentos motivam a mais viva indignação e descontentamento, já que estamos em presença de serviços essenciais para as populações e igualmente para os pequenos e médios empresários, que se vêem assim privados inopinadamente de dois balcões da CGD.

Para mais num território extenso que tem sérios problemas de acessibilidades e transportes públicos, o referido fecho, provocará inevitavelmente uma ainda maior concentração dos serviços bancários, em claro prejuízo do acesso aos mesmos para os feirenses.

Mas que terá, além disso, também sérias repercussões sociais, como é sabido, por uma nova vaga de despedimentos neste sector e da destruição de mais postos de trabalho no Concelho.

O que torna estes encerramentos ainda mais graves dado tratar-se de um Banco público, que apresenta lucros consideráveis e que devia, em primeiro lugar, estar ao serviço do povo. Ao degradar assim a qualidade do serviço prestado pela banca pública, mais uma vez se dá argumentos e força ao sector privado.

Lamentavelmente, tal como nesta situação, não tem sido este o registo da actividade bancária, em especial no sector privado nos últimos anos, envolto em toda uma série de falências, escândalos e actos de gestão lesivos dos depositantes e da própria economia nacional.

Por isso mesmo, pela sua importância para a dinamização e desenvolvimento do país, a Banca, como sempre defendemos, devia estar sob controlo público e ao serviço do Povo e dos interesses da economia nacional, não sendo gerida como qualquer outra entidade privada!

Stª Mª da Feira, 21 de Março de 2016

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP