Logo da CDU DEFENDER O AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA DOS FEIRENSES

A recolha e tratamento eficiente dos resíduos sólidos urbanos, vulgo lixo, pelas suas implicações e consequências para a defesa do ambiente, tem sido sempre uma das maiores reivindicações da CDU em todo o lado, mas com particular ênfase no concelho de Stª Mª da Feira.

Vezes sem conta criticámos e denunciámos a total ausência de medidas que visassem uma gestão eficaz nesta matéria por parte da Câmara Social Democrática. A CDU, como é seu timbre, ao longo de sucessivos mandatos deste poder laranja, sempre denunciou a falta de uma verdadeira aposta em políticas de defesa ambiental, que começa desde logo pela não eliminação das lixeiras e montureiras existentes no concelho, e termina na falta de uma acção sustentada e coerente de sensibilização dos munícipes para a triagem e separação dos resíduos no próprio domicílio. Acresce aos factos atrás referidos a ineficácia que deriva de uma escassez de meios da sua recolha e transporte, de ecopontos e de ecocentros que cobrem nitidamente de forma ineficaz o município, dado o seu número insuficiente.

A apresentação recente do relatório preliminar por parte do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento, (instituto que faz parte da Universidade de Aveiro) sobre as possíveis localizações do futuro aterro sanitário em Stª Mª da Feira, levanta uma série de questões. Esse aterro será o substituto do actual em Sermonde – Vila Nova de Gaia, devido a este estar próximo da sua saturação enquanto aterro sanitário para lixos indiferenciados. Para a CDU toda a estratégia adoptada pela actual câmara municipal é susceptível em nossa opinião de causar as maiores dúvidas e justas apreensões por parte das populações.

Desde logo, pelas próprias condições de limitar a sua divulgação e conhecimento às novas tecnologias informáticas, o que é impeditivo de uma necessária e ampla participação dos munícipes bem como dos seus representantes nas autarquias, sobretudo num tema tão complexo e sensível. Por outro lado, o número e os locais seleccionados no presente relatório, independentemente do rigor científico e competência da instituição e dos seus autores, acabam por adensar ainda mais as dúvidas e preocupações, já que nalguns casos se referem a zonas de grande interesse turístico, ambiental e paisagístico.

A CDU neste como noutros âmbitos sempre teve uma posição responsável e coerente. Os resíduos, sua recolha e tratamento são um problema da sociedade actual que não pode nem deve ser resolvido à custa da perda de qualidade de vida e do bem-estar das populações. Assim para a Coligação Democrática Unitária a localização e construção de aterros sanitários terá que obedecer a regras claras e rigorosas, devidamente acompanhadas e fiscalizadas pelas entidades competentes, onde se incluem as comissões de acompanhamento criadas para o efeito, onde as populações directamente implicadas têm assento, conforme proposta da CDU em Assembleia Municipal.

Não! Não basta reduzir o debate às opções dos técnicos. É preciso acima de tudo uma outra política ambiental, baseada na participação e envolvimento das populações.

Stº Mª da Feira, 12 de Março de 2010
Comissão Coordenadora da CDU/ Stª Mª da Feira