Teve lugar na manhã de hoje, 06 de Julho, uma conferência de imprensa do PCP em que Diana Ferreira, deputada do PCP que na Assembleia da República assegura a ligação do Grupo Parlamentar ao distrito de Aveiro, e Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu e cabeça de lista da CDU às próximas Eleições Legislativas no distrito de Aveiro, apresentaram o trabalho realizado ao longo da última legislatura. 

Tal como no resto do país, também no distrito, as políticas de direita protagonizadas pelos sucessivos governos PS/PSD/CDS e, em particular, pelo que se encontra ainda em funções (PSD/CDS) têm conduzido os trabalhadores e o povo ao empobrecimento e cada vez maiores dificuldades de vida. Para tal muito contribuiu a implementação do Pacto de Agressão que PS, PSD e CDS subscreveram com a troika (FMI/BCE/CE), responsável pela destruição da economia nacional com a entrega de sectores estratégicos a privados e o completo dizimar do aparelho produtivo - tudo em nome de uma dívida que não apenas não diminuiu, como aumentou, e de um défice que continua longe dos objectivos insistentemente proferidos pelo Governo. 

Como imagem elucidativa da política de sentido único seguida por PS, PSD e CDS, a deputada comunista deu o exemplo da votação do Plano de Emergência Social para o distrito de Aveiro, que o PCP apresentou e que mereceu o voto contra desses três partidos, numa viva demonstração - quer na votação, quer na discussão na AR - que nenhum convive bem com o diagnóstico dos problemas reais ou com as soluções que para eles se exige. 

Miguel Viegas, por seu turno, salientou ainda a qualidade e quantidade do trabalho do PCP sobre o distrito, mesmo num contexto em que não há nenhum deputado comunista eleito pelo círculo eleitoral (ver documento anexo). Foram evidentes as preocupações dos deputados comunistas e da Organização Regional de Aveiro do PCP ao longo destes 4 anos, que resultou no facto de o PCP ter realizado mais perguntas ao Governo que PS ou PSD e de terem sido realizadas no distrito umas Jornadas Parlamentares (em Fevereiro de 2015). 

Tal como estes factos evidenciam, garantir a eleição de representantes da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro é uma necessidade dos trabalhadores e do povo do distrito, para que possam ver os seus problemas e as soluções para estes levadas ainda mais longe. 

Por fim, ficou o compromisso de continuar a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações, contra a propaganda que procura esconder as consequências da política de direita, a lógica das inevitabilidades e os apelos à "acomodação com males menores". Tal como a Marcha da CDU demonstrou no dia 06 de Junho - com a participação de mais de 100.000 pessoas - é na força do povo que está a raiz da alternativa que o País precisa: uma política patriótica e de esquerda!

 

Aveiro, 06 de Julho de 2015

Consulte o ficheiro em formato PDF aqui.