A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP reuniu a 04 de Julho em Aveiro. Na reunião foi possível aprofundar a discussão em torno da situação política e definir aspectos da programação da intervenção do PCP nos próximos meses, tendo como centro da discussão a preparação das Eleições Legislativas, o desenvolvimento da luta de massas e a preparação da Festa do «Avante!».

 

A DORAV do PCP assinala a continuidade da identificação das políticas praticadas e propostas por PS, PSD e CDS. Quanto mais se aprofundam elementos sobre os respectivos programas e outras intenções, mais claro fica que estes três partidos estão comprometidos com os constrangimentos que limitam a soberania e o desenvolvimento do País, não estando em condições de representar qualquer saída do desastre em que mergulharam Portugal.

Tal como assinalado pelo CC do PCP no seu comunicado, a análise da situação do País comprova que esta se degradou rapidamente e, salvo em caso de uma ruptura com as políticas até aqui seguidas por PS, PSD e CDS, continuará numa situação de estagnação-recessão. São vários os indicadores que, a juntar-se à situação dramática de milhões de portugueses, o demonstram.

Os desenvolvimentos da situação grega evidenciam o cariz anti-democrático e não reformável da União Europeia e seus instrumentos (Euro, Tratado Orçamental, etc.). A brutal operação de ingerência e chantagem em curso deixa claro que o processo de integração capitalista europeu não beneficia nem respeita (ou jamais o fará!) os povos dos estados-membros da UE. O PCP reafirma a sua solidariedade com o povo grego e as organizações que na Grécia lutam pela necessária alternativa ao esmagamento económico, social e político a que o seu país está a ser sujeito.

Neste cenário é fundamental prosseguir a acção decidida do PCP e da CDU, envolvendo os milhares de democratas que – no país e no distrito – estão genuinamente interessados numa alternativa para o país. A apresentação do cabeça de lista no distrito de Aveiro – Miguel Viegas – e dos restantes candidatos deve servir como elemento motivador dos comunistas e outros democratas e patriotas para o aprofundamento do trabalho, levando mais longe o esclarecimento e a mobilização da população do distrito, destacando-se desde logo o Jantar-Comício a realizar no próximo dia 10 de Julho, nos Bombeiros Novos de Aveiro.

Os contactos até agora realizados nas muitas acções do PCP e da CDU das últimas semanas permitiram continuar a aumentar o capital de confiança existente na possibilidade de recuperar a representação da CDU no conjunto dos deputados eleitos pelo distrito de Aveiro para a Assembleia da República. O contacto directo, as iniciativas de rua e junto das grandes concentrações de trabalhadores e populações irão intensificar-se tendo como elementos de apoio os materiais nacionais e regionais de propaganda da campanha “Soluções para uma vida melhor”

A DORAV do PCP saúda a continuação da luta dos trabalhadores e das populações em torno dos seus direitos, sublinhando a importante manifestação nacional de professores, acção de professores contra a municipalização da Educação na Mealhada (a que entretanto o executivo da CMM vergonhosamente fugiu através de manobras anti-democráticas), a marcha de produtores de leite realizada no distrito e a acção dos trabalhadores da Câmara Municipal de Espinho em defesa das 35 horas. O PCP apela a todos os trabalhadores para que participem na jornada de luta da CGTP-IN convocada para o próximo dia 22 de Julho.

O prosseguimento do reforço do Partido permanece de extrema importância mesmo neste período de grande intensidade da intervenção política e, particularmente, eleitoral. Continuar o ritmo positivo de recrutamento para o PCP e garantir o enquadramento desses novos militantes andará de mãos dadas com o esforço para alargar a rede de militantes com tarefas atribuídas – aproveitando tudo o que a campanha para a elevação de militância permitiu com a sua realização. Sublinha-se o êxito da Assembleia de Organização Concelhia de Ovar como elemento que confirma a evolução positiva do Partido. Destaca-se a necessidade de uma maior atenção ao trabalho de fundos, designadamente com a realização de um trabalho mais profundo e amplo na recolha financeira (desde logo no que toca à recolha de quotas), bem como a continuação dos passos positivos na intervenção junto das empresas e locais de trabalho.

A preparação da Festa do Avante 2015 está já em marcha. As medidas necessárias no que toca ao cumprimento de todas as tarefas dela decorrentes são cruciais para o seu êxito, com particular atenção para o trabalho de promoção e divulgação, para a venda da EP! e para o assegurar da construção e funcionamento da Festa! O entusiasmo em torno da FA!, dos seus valores, história e os elementos já conhecidos do Programa são aspectos importantes no reforço do sentimento que esta edição será mais um grande sucesso!