As últimas iniciativas das duas petições de sinal contrário, tornadas públicas recentemente por ambos os Executivos Municipais, de S. João da Madeira de Stª Mª da Feira, a propósito da eventual alteração da actual divisão administrativa respectiva e passagem da Freguesia feirense de Milheirós de Poiares para aquele primeiro Concelho, merecem-nos o seguinte comentário:

1. Tal como afirmámos, aquando do referendo sobre o mesmo tema, realizado em 2012, a falta de respostas aos problemas locais, sentidos pelas populações, nesta freguesia como noutras, não resultam da divisão administrativa do País, mas acima de tudo de sucessivas gestões do PSD e do PS, que são responsáveis, também aqui, pelo atraso e ineficácia na resolução desses mesmos problemas.

1. Compreendendo e solidarizando-nos com a insatisfação, novamente assim manifestada pelos habitantes de Milheirós de Poiares, pela incúria e abandono a que a maioria PSD do Executivo Municipal os tem votado, e que aliás nem é exclusivo da sua Freguesia, pensamos, no entanto, que ambas as citadas petições mais não visam do que desviar as atenções do essencial: ou seja das efectivas responsabilidades destes Partidos no conjunto evidente de tantas carências que geram natural e justo descontentamento, e no fundo instrumentalizá-las como acções eleitoralistas, que denunciamos e de que nos demarcamos claramente.

1. Até porque está mais do que debatido e consensualizado na própria Assembleia da Republica, pelas diferentes forças políticas, que semelhantes processos legislativos de transferências de Freguesias carecem e exigem o apoio das populações e órgãos autárquicos envolvidos, o que não acontece manifestamente no caso vertente, pelo que tudo aponta para uma nova oportunidade perdida e estar assim condenada ao fracasso.

1. É pois, por tudo isto, que ao nos distanciarmos das referidas iniciativas demagógicas de ambos os Executivos Municipais PSD, reiteramos o nosso empenho e determinação na resolução sim dos problemas locais fundamentais, com que se continua a debater a população de Milheirós de Poiares, em áreas tão diversas como a rede viária e o serviço de transportes públicos, as falhas e as taxas nas ligações da rede de águas e saneamento, entre muitos outros.

Aveiro, 21 de Dezembro de 2016

O Executivo DORAV do PCP