Em reunião ontem sucedida, a DORAV do PCP tomou medidas para o desenvolvimento da luta de massas contra o agravamento da política de direita, para a intervenção dos comunistas no quadro da CDU nas eleições autárquicas, nomeadamente a concretização em Aveiro de uma iniciativa com o Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em 12 de Setembro. A DORAV manifestou a sua profunda preocupação com a calamidade dos fogos florestais no Distrito e exigiu do Governo medidas urgentes de apoio aos bombeiros e às populações atingidas.

1. No quadro da situação do país e da intervenção do Partido, a DORAV concluiu que a mistificação do "novo fôlego do Governo" está claramente "em perda", com a clarificação de que se mantêm e agravam a política de direita e a concretização do pacto de agressão - do PS, PSD e CDS -, que se aprofundam a espiral recessiva, as injustiças e a regressão social, o empobrecimento e o saque aos trabalhadores e ao país. A luta de massas não foi de férias e crescerá nos próximos meses assumindo-se como elemento central da resposta necessária e da construção duma alternativa patriótica e de esquerda em Portugal.
  2. No que respeita à batalha eleitoral autárquica, a DORAV verificou que a CDU, coligação PCP-PEV, que no distrito conta com cerca de 50% de candidatos sem filiação partidária, tem as suas listas admitidas a todos os órgãos municipais e a 103 (70%) das 147 Freguesias do distrito, o que traduz um avanço assinalável. A campanha vai agora iniciar-se, e vai contar com a presença em Aveiro, num jantar volante de candidatos, do Secretário Geral do PCP, em 12 de Setembro. Há razões objectivas para ter confiança em que a CDU se vai reforçar nestas eleições, nomeadamente no número de eleitos, contribuindo assim para a afirmação do poder local ao serviço das populações e para uma alteração positiva na correlação de forças, em condições de interromper a política de direita no quadro nacional.
  3. Na preparação da Festa do Avante, que decorre a 6, 7 e 8 de Setembro na Amora-Seixal, a DORAV tomou medidas para a sua ultimação e para a participação de muitas centenas de cidadãos do distrito. Foram também tomadas decisões para novos desenvolvimentos nas comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e para o reforço orgânico e político do PCP.
  4. A DORAV do PCP decidiu ainda tornar pública a sua profunda preocupação com a situação dos fogos florestais no distrito e manifestar a sua solidariedade e pesar às corporações, aos familiares e aos camaradas dos bombeiros falecidos no combate a esta calamidade. A DORAV reivindica do Governo uma alteração profunda da política nesta área – como o PCP sempre defendeu -, que dê absoluta prioridade à prevenção dos incêndios e ao ordenamento florestal. São urgentes medidas para fazer face a esta situação que se abate, nomeadamente, sobre os concelhos de Águeda e Sever do Vouga, reforçando os apoios às populações e à reposição dos bens destruídos, e garantindo aos bombeiros portugueses eficácia e segurança na sua intervenção nos fogos florestais, e o apoio indispensável, nomeadamente em matéria de seguro de vida na sua intervenção operacional.

Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP