Hoje teve lugar em Aveiro mais uma importante acção de protesto de agricultores, organizada pela Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA).

Nesta acção, que contou com a participação de dezenas de tractores e mais de uma centena de agricultores de vários pontos do distrito, ficou clara a indignação desta importante camada da população.

Dirigidos ao Governo, os protestos exigem sobretudo que sejam criadas as condições para a protecção dos produtores de leite, carne e batatas, aumentando-se o preço de compra ao produtor e criando incentivos para redução do custo ao consumidor. No fundo, que se contrariasse o rumo de acumulação de lucros que os grandes grupos económicos vêm conquistando, à custa da ruína dos produtores.

O protesto visou ainda as gravosas alterações à Política Agrícola Comum, uma vez que ao acabar com as quotas de produção, os produtores portugueses se verão confrontados com a inundação do mercado de produtos estrangeiros de grandes produtores e distribuidores a preços muito baixos.

Nesta ocasião, o PCP manifesta novamente a sua solidariedade com a luta dos agricultores do distrito, sublinhando que este é o único caminho para inverter a política agrícola que PS, PSD e CDS vêm impondo – quer no Governo de Portugal, quer a partir do Parlamento Europeu – ao longo dos últimos anos.

Na manifestação estiveram presentes Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu, e Tiago Vieira, membro do Comité Central do PCP, demonstrando a activa solidariedade do Partido nesta luta. Miguel Viegas usou da palavra para reiterar o compromisso do PCP com a luta em defesa da produção nacional.

A mobilização de hoje é mais uma prova do crescente isolamento social e político deste Governo, que urge demitir. Fica mais uma vez claro que apenas com o fim deste Governo e da política de direita, é possível um rumo que restaure o que de mais importante se alcançou com o 25 de Abril – a produção nacional, justa distribuição dos rendimentos, direitos para quem trabalha, soberania alimentar –, algo só possível com uma política patriótica e de esquerda, que coloque os valores de Abril no futuro de Portugal.

O Secretariado da DORAV do PCP
Aveiro, 24 de Julho de 2014