Em nota hoje divulgada, a União de Sindicatos de Aveiro desmascara a manipulação estatística realizada pelo IEFP para procurar mascarar o aumento do número de desempregados no distrito e no país, de que abaixo divulgamos um excerto:

"Recorrendo aos dados publicados pelo IEFP, observa-se que o número de desempregados registados no distrito, no mês de Junho de 2014, é de 36.873. Menos 1.012 que em Maio de 2014.

Embora no mês em análise se tenham inscrito nos centros de emprego do distrito, 2.918 novos desempregados, o facto é que o IEFP assume uma diminuição de 1.012 face ao mês anterior.

Em Dezembro de 2013 existiam 42.839 desempregados registados. Entretanto inscreveram-se durante o primeiro semestre de 2014 mais 18.985, o que nos dá um total de 61.824. A diferença é de 24.951 desempregados.

Parte desta diferença explica-se pelo número de desempregados abrangidos pelas chamadas medidas activas de emprego (12.251) que não são contabilizados como desempregados.

Assim, se os 12.251 ocupados naquelas medidas fossem, como deviam, considerados desempregados pelo IEFP, o desemprego registado seria de 49.124. Número ainda assim menor que os 61.824.

O IEFP ao recorrer a esta forma de contabilizar os desempregados, está a mascarar a realidade do desemprego registado. No espaço de um ano o número de ocupados aumentou 43,17% no Distrito. A continuar com este ritmo chegar-se-á à situação caricata de termos o desemprego a aumentar na realidade mas o número que o IEFP divulga apontar para uma diminuição.

Relembramos que partindo dos dados do INE, o desemprego real em 2014 no distrito será de cerca de 90.000 desempregados."