Tendo em conta a incomensurável ordem de trabalhos a que hoje nos votam, a CDU, hoje, questiona apenas o Executivo sobre algo que já vem questionando há meses, oralmente e por escrito, sempre sem sucesso.
 
Falo do Centro de Artes de Rua, que tanta polémica tem gerado e tão poucas respostas tem trazido por parte dos responsáveis.

O Cine-Teatro António Lamoso é um ex-libris desta cidade. Uma imagem de marca. Onde os primeiros 173 minutos foram dedicados a um musical de Julie Andrews, “A estrela”. Onde provavelmente muitos dos que estamos aqui vimos o nosso primeiro filme. Onde nasceu o cineclube. Onde as escolas fizeram e fazem as suas festas proporcionando momentos únicos de criação cultural a crianças e jovens. Onde vimos o Rock VFR, o Festival para Gente Sentada, a companhia Persona crescer, os Clã a musicarem ao vivo, num momento inédito, o clássico Nosferatu de Werner Herzog, bandas locais como os Dr1ve, os John Doe (depois Easy Special), os Feed, os Lloyd, crescerem artisticamente, onde presenciámos estreias de filmes como a Central do Brasil, entre tantos outros exemplos. Agora, um legado deixado por alguém que votou o espaço e a sua memoria vem abaixo, contra opiniões de muitos feirenses que nem estão a ser ouvidos. Um espaço que a Câmara sempre se escusou a reabilitar.

Assim, concretamente, são estas as questões que se pretendem ver, sem margem para dúvidas, esclarecidas:

1 – Existe ou não um projecto para o CCTAR? Qual o montante que a Câmara pagou por esse projecto?
2 – Quanto pagou ou vai pagar a Câmara pelos terrenos para a construção do CCTAR? Actualmente são propriedade de quem?
3 – Quais as valências do CCTAR? Teatro? Cinema? Outras?
4 – Qual o montante que irá custar à Câmara a construção deste empreendimento?
5 – Vão ou não as companhias e associações feirenses usufruir do CCTAR como espaço seu para ensaios, actuações e residência? Em que moldes?
6 – É verdade que a companhia Persona tem uma ordem de despejo?
7 – Fala-se já da contratação de um director? Confirma o executivo essa contratação? Quem será e qual o salário mensal?
8 – Qual a verba que foi gasta para o mesmo objectivo no Matadouro municipal e qual o seu destino?
9 – Qual a mais valia de um centro comercial no centro histórico da Feira? Estudou a Câmara outras localizações quer para o espaço comercial, quer para o CCTAR?

E que desta vez, não fiquemos sem resposta.