A CDU Fornos teve conhecimento de que nos últimos dias de Maio findo, os moradores da rua do Boco tinham recebido uma carta onde o seu nome não figurava no endereço, mas tão-somente o número da porta e o código postal. Essas cartas, assinadas pelo ilustríssimo vereador e vice-presidente Dr. Emídio Sousa, tinham como principal objetivo a correção de uma pretensa ilicitude cometida por todos os moradores que construíram as suas casas no loteamento feito pela junta de freguesia há cerca de 25 anos, por sinal na altura nas mãos do PSD. Nas ditas cartas é também levantada a suspeição de que os moradores faziam descargas ilícitas de resíduos em local público, ficando no seu fim a ameaça de levantamento de contra ordenações e coimas.

Rezam igualmente as ditas cartas e elas são todas iguais, que os moradores têm 15 dias para desligar as suas ligações de águas pluviais dos coletores públicos de maneira a que fiquem visíveis. Estabelecem igualmente um prazo de 15 dias para o fazerem e comunicarem à câmara municipal. Findo o dito prazo, ameaçam com a intervenção dos serviços municipais.

Os moradores ficaram estupefactos com tal postura da câmara municipal, que só se pode dever a uma má informação da junta de freguesia de Fornos atualmente do PSD. É que, estas ligações foram feitas exatamente por proposta da junta de então, que relembramos era na altura PSD, para que as águas pluviais que, como é natural se deslocavam dos prédios que estão em cota mais alta para o campo de jogos. Assim foi feito um coletor em todo o comprimento do campo onde os moradores fizeram posteriormente as suas ligações à medida que iam construindo os seus imóveis. A este mesmo coletor, que terminava num poço com cerca de 3 metros de profundidade, foram ligadas igualmente as águas sujas do lavadouro público, bem como do fontanário que ali existe.

        

        Para lá do ridículo desta postura, não deixa de ser caricato que a mesma junta que levantou toda esta polémica estúpida, procedeu recentemente ao arrasamento do poço que recebia as águas do coletor e, ligou as águas sujas do lavadouro público, diretamente à Ribeira da Lage, com o ridículo de ter passado por cima do tubo do sistema de esgotos públicos.

                Será que o nos termos do nº1 do art.º 31 do Regulamento de Resíduos Sólidos e Higiene Urbana referido nas ditas cartas, a junta de freguesia de Fornos não deveria ser multada por ter feito esta ligação ilícita? Ficamos a aguardar! Entretanto, os moradores como gente de bem que são retiraram as ditas ligações, não deixando no entanto de se sentirem injustiçados, perante postura tão aberrante.

 

 

O eleito da CDU Fornos

Manuel Soares da Silva

Fornos, 1 de Junho de 2013