Petição à Assembleia Municipal de Stª Mª da Feira sobre a injustiça na cobrança
de ramais de ligação ao sistema de água e saneamento
 

 

Tendo começado simbolicamente na freguesia de Fornos, decorre neste momento um pouco por todo o Concelho a recolha de assinaturas de suporte a uma petição dirigida ao Presidente do órgão deliberativo municipal, contestando a dualidade de critérios e a flagrante injustiça que as opções da gestão camarária PSD estão a causar às populações no que respeita à cobrança de ramais de água e saneamento básico.

 Na verdade, é generalizado o sentimento de revolta e indignação. Já não bastava o atraso de décadas na efetiva cobertura da rede de águas e esgotos no Município como, ainda por cima, a concessão a empresas privadas desses mesmos serviços, veio sobrecarregar duplamente as famílias feirenses com preços elevadíssimos nas respectivas ligações aqueles sistemas.

Ora, sucede que a meados do ano passado, a Câmara e a INDÁQUA ao celebrarem o “Quarto Aditamento ao Contrato de Concessão “ extinguiram finalmente a cobrança de ramais de ligação, de acordo com o disposto na legislação aplicável, tal como, aliás, sempre foi a posição da CDU. Criou-se assim no Concelho mais uma total e flagrante injustiça, pois, cidadãos moradores na mesma rua de uma qualquer das nossas freguesias podem ter tido perante o acesso a estas infraestruturas, tratamentos completamente opostos, tendo uns pago quantias exorbitantes, de que outros, após a entrada em vigor do acima referido aditamento ficaram isentos. Convém aqui referir que se está a falar de quantias acima de mil euros por domicílio.

Por isso mesmo, e porque na CDU para lá das palavras valem os atos, ao promover esta petição dirigida à Assembleia Municipal de Stª Mª da Feira, pretendemos não só levar a debate neste órgão autárquico o tema atual da cobrança dos ramais de ligação, como inclusive ver ressarcidos os utentes dos pagamentos que lhes foram exigidos pelos mesmos e que agora deixaram de ser.

  

BASTA DE INJUSTIÇAS!

PELA DEVOLUÇÃO AOS UTENTES FEIRENSES DOS CUSTOS PAGOS PELOS RAMAIS!

PELA REVERSÃO DO CONTRATO DE PRIVATIZAÇÂO!

 

Stª Mª da Feira, 21 de Abril de 2016