CDU, A FORÇA DO TEU VOTO!

Camaradas e amigos

Apresentamos hoje aos munícipes feirenses a candidatura da CDU às Presidências da Câmara e Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.

Assim, gostaria antes de mais, endereçar uma forte saudação a todos vós aqui presentes, sendo extensível a todos os trabalhadores e povo do município da Feira, a todos os que connosco estão neste projeto da CDU, neste espaço de participação e realização ao serviço das populações.

A CDU com o seu percurso de trabalho e obra realizada em Santa Maria da Feira confirma-se como uma grande força, ativa e construtiva, indissociavelmente ligada à construção de um melhor poder local, à sua afirmação como espaço de resolução de problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento, de uma melhor qualidade de vida e bem-estar das populações.

A CDU é uma força de confiança e de uma só palavra que tem no município um património de intervenção política incontornável, mas, acima de tudo temos um projeto para o município, afirmado e construído em mais de quatro décadas de intervenção na política autárquica.

Não somos nem queremos ser donos de toda a honestidade e competência. Mas penso que somos a única força que avança com um projeto para o município com o objetivo de assegurar mais justiça social, igualdade de oportunidades, liberdade e desenvolvimento. A CDU sempre deu prova dessa intervenção distintiva nas autarquias onde é poder.

Distintiva e inconfundível, pela proximidade às populações e pelo incentivo à participação enquanto fator e condição essencial para uma gestão democrática.

A CDU deixa a sua marca nos municípios onde é poder, pela forma como desde a primeira hora assumiu a solução dos problemas de infraestruturas básicas como um primeiro elemento de desenvolvimento centrado nas necessidades essenciais das populações. Deixa igualmente pela forma integrada como associou a construção de equipamentos culturais, sociais e desportivos a programas de envolvimento e participação das populações.

Em suma, a CDU afirmou-se e afirma-se pela forma como lançou e concretizou as bases de planeamento e de ordenamento, indispensáveis a um desenvolvimento sustentável.

Todos sabemos que os municípios em Portugal têm a sua atividade balizada por leis, em muitas situações os fins são os mesmos mas os meios para os atingir são variados e diferentes de município para município. E é aí que a CDU tem cabimento com a sua criatividade, a sua imaginação, as suas prioridades, as suas opções politicas e a lógica com que encara os recursos humanos, técnicos, financeiros ou logísticos. Nós somos diferentes, nós fazemos melhor.

Sendo verdade que a CDU marca a diferença pela forma como exerce o poder autárquico, não deixa de ser de elementar justiça que se reconheça que nos últimos anos, em Santa Maria da Feira, marcámos a diferença também pela forma como fomos oposição. Uma oposição analítica, crítica, atenta, exigente, propositiva e construtiva. Que aliou a denúncia à proposta; a análise crítica à procura de soluções e alternativas viáveis. Ao que era bem feito nunca foi, como nunca será negado o apoio da CDU.

Camaradas e amigos

Nós somos reconhecidos mesmo entre os nossos adversários, como uma força associada ao que de melhor e mais inovador foi feito na gestão das autarquias.

Camaradas e amigos

Nós vemos as coisas de outra forma, nós somos pela valorização do espaço público, pela requalificação urbana, pela atenção aos valores ambientais e da qualidade de vida. Nós somos pelas redes de transportes públicos e pelo desenvolvimento de uma rede de equipamentos coletivos integrados em programas de democratização da prática desportiva e cultural. Nós somos diferentes e, diferentes para melhor!

É esta contribuição que a Coligação Democrática Unitária se propõe confirmar e prosseguir no próximo mandato na nossa autarquia assim os feirenses queiram optar pela rutura com as políticas prosseguidas há mais de quatro décadas, politicas egocêntricas simplesmente viradas para a perpetuação no poder.

Para algumas forças politicas se tu enquanto cidadão pensas ou tens opinião, estorvas, porque a passividade interessa-lhes. Na CDU Feira todos são bem-vindos e têm espaço para se expressar.

Nós queremos e estamos a fundar os alicerces de um projeto de transformação do município e da sociedade feirense. Um projeto que apela a todos os que nele se revejam, independentemente das opções eleitorais que fizeram no passado. A todos esses nos dirigimos nesta ocasião. Assumam esta candidatura como vossa – como parte dos vossos sonhos, projetos e lutas. 

 

As transformações que são urgentes e necessárias serão fruto da força, da mobilização, da intervenção e da energia criadora do povo feirense.

 

Aqui estamos, somos a CDU!

Vamos a isso!

 

Santa Maria da Feira, 29 de abril de 2017

Antero Resende

Candidato da CDU à Câmara Municipal