Proposta 32

Linha Verde do Ambiente - Município de Santa Maria da Feira

O Pelouro do Ambiente e Serviços Urbanos da CM de Santa Maria da Feira passará a dispor de uma linha telefónica gratuita, através da qual os munícipes poderão solicitar informações, apresentar opiniões e/ou reclamações relacionadas com:

  • Higiene e limpeza dos espaços e equipamentos públicos;
  • Horários de deposição e recolha de resíduos, monos e entulhos;
  • Desinfestações e animais abandonados;
  • Pulverização e aplicações de pesticidas e herbicidas;
  • Viaturas e outros “monstros” abandonados;
  • Espaços verdes, regas, limpeza e corte de árvores;
  • Águas de abastecimento e esgotos, roturas e entupimentos;
  • Incomodidade sonora, odorífica e luminosa;
  • Mobiliário urbano e arranjos em espaços públicos;
  • Imagem e condições ambientais.

 

18 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 33

Plano Verde Municipal

Segundo os botânicos, outrora as regiões a Norte do Tejo eram cobertas por florestas de carvalhos. A Beira Litoral e o Douro Litoral eram uma floresta de carvalho-roble, no entanto, quem percorre o nosso território tem alguma dificuldade em encontrar vestígios dessa floresta do passado. O carvalho-roble (vulgarmente conhecido por carvalho-alvarinho) de certa forma o exemplo mais paradigmático da destruição que foi feita ao longo dos anos do património florestal autóctone em Portugal. No caso das Feira restam muito poucos exemplares monumentais, existindo, no entanto, a título de exemplo na mata das “Guimbras” um bosquete maioritariamente constituído por carvalhos é igualmente relevante um exemplar existente em Rio Meão junto da estrada 109-4. 

Ora, após forte urbanização do município da Feira, os espaços verdes ganham importância enquanto elementos estruturantes, criando espaços de suavidade ambiental nos meios urbanos.

Assim, propomos que neste mandato autárquico, a câmara dê um contributo para o desenvolvimento de políticas de equilíbrio ambiental em Santa Maria da Feira. Somos de opinião que esse desiderato passará pela criação de um Plano Verde Municipal que vise regular internamente todas as intervenções neste âmbito.

 

18 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 34

A criação de um Conselho Consultivo Florestal Municipal

Propomos que seja feito um questionário aos munícipes, através das juntas e dos serviços da câmara onde se pergunte:

Como percepcionam os cidadãos os espaços verdes existentes no município?

Que padrões de frequência dos mesmos espaços evidenciam?

Que pontos fortes reconhecem?

Que carências notam?

Após um período de auscultação dos cidadãos deverá ser redigido um texto onde devem ser apresentados os resultados, avaliando-se igualmente a frequência e as percepções dos residentes do município face aos espaços verdes públicos. As conclusões a tirar bem como preferências diferenciadas quanto a equipamentos e elementos naturais apontarão as possíveis estratégias e os caminhos a adotar no futuro.

Para o desenvolvimento sustentado e sustentável das zonas verdes e florestas no município de Santa Maria da Feira faseadamente propomos:

O levantamento de todos os exemplares arbóreos ou arbustivos que se possam considerar de interesse;

Identificação dos mesmos num mapa municipal e um roteiro de observação;

Seja criado um Conselho Consultivo Florestal Municipal.

 

19 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 35

Criação de um Parque de Estar/Lazer na Cruz

O que normalmente fica na memória em muitas das deslocações que fazemos, sejam elas em trabalho ou de lazer, é a forma como somos recebidos e tratados. Outro aspeto relevante quando nos deslocamos por meios automobilizados prende-se com a facilidade de estacionamento e a facilidade de acesso. Assim e dado que o lugar da Cruz, mais concretamente junto da saída da autoestrada A1 se assume cada vez mais como uma área de serviço de apoio à dita autoestrada propomos:

  • A criação de um parque de estar e de lazer, no pinhal existente na embocadura da avenida Sá Carneiro, paredes meias com o centro comercial ali existente;
  • O parque a criar deverá ter todos os equipamentos e mobiliários necessários, onde as pessoas que não se dirigem aos estabelecimentos comerciais possam estar em segurança;
  • Deve ser feita a eliminação de toda a publicidade em outdoors ali existente, que desfeia o local;
  • Deve proceder-se à criação de instalações sanitárias;
  • Deve ser feita a regularização do estacionamento para autocarros.

 

19 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

 

Proposta 36

Questionário sobre Transportes Públicos no Município

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira levará a efeito um questionário sobre os transportes no município pois pretende conhecer a opinião dos cidadãos e os seus hábitos de utilização dos transportes públicos. Esse levantamento de opinião será feito através de um inquérito “online” ou em papel. Os interessados podem aceder ao inquérito online ou em papel e ajudar a Câmara de Santa Maria da Feira a ter uma intervenção mais eficaz no que diz respeito à oferta de transportes públicos. Além do site, os feirenses podem ainda optar pelo preenchimento do inquérito em papel, já que este será disponibilizado nos postos de atendimento da Câmara, nas sedes das juntas de freguesia, nas iniciativas municipais, assim como em museus e gabinetes de atendimento à juventude, entre outros equipamentos. Para que a Autarquia consiga alcançar garantias de melhor ajuste da oferta de transporte público às necessidades da população, é fundamental conhecer a opinião das pessoas que usufruem dos transportes públicos ou que deles carecem para as suas necessidades de deslocação.

 

20 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 37

Carta Desportiva do Município de Santa Maria da Feira

O desporto tem vindo a ganhar um crescente protagonismo na sociedade atual, afirmando-se pela sua transversalidade a diversas áreas do saber estar e saber ser, o que justifica uma maior atenção por parte dos municípios, nomeadamente no que respeita ao planeamento de espaços destinados a este uso e também no volume de investimentos que lhe é destinado. A “Carta Desportiva da Feira” deve analisar a situação do Desporto no concelho de Santa Maria da Feira, na vertente das instalações e das atividades desportivas, do movimento associativo desportivo e do desporto escolar. Deve apresentar igualmente propostas com vista ao desenvolvimento de uma rede hierarquizada de infraestruturas que seja o suporte de uma oferta desportiva, diferenciada e de qualidade, que responda às reais necessidades da população que reside, trabalha, estuda ou visita a o município da Feira.

Da “Carta Desportiva” deve emanar “O Guia de Desporto” que terá características de brochura que conterá informação genérica sobre a oferta desportiva no município Feirense. Através deste guia ficam a conhecer-se as modalidades e atividades desportivas que se pode praticar em Santa Maria da Feira e as entidades desportivas que as promovem, bem como, a oferta de instalações e espaços desportivos de ar livre.

 

20 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 38

Parque de Campismo Municipal

Numa avaliação recente, feita em reunião com os representantes do jovem autarca 2017, podemos concluir, que o sentimento transmitido pelos mesmos, no que se refere à ausência total de infraestruturas que permitam aos cidadãos acampar dentro do território municipal, é similar ao sentir da CDU Feira facto que lhes transmitimos. Efetivamente não existindo no município qualquer parque de campismo e autocaravanismo assiste-se, em determinados períodos de maior fruição turística, nomeadamente à cidade sede do município, a um proliferar de campismo e autocaravanismo inopinado e selvagem. É opinião da CDU Feira que se deve criar uma infraestrutura municipal do género, do lado nascente junto da Ribeira do Cáster, paredes meias com o local onde hoje se realiza a “Feira dos 20”, a ser explorado pela junta de freguesia da União de freguesias da Feira.

 

21 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

 

Proposta 39

Criação de um Skate Parque na praça Fernando Pessoa

A praça outrora limítrofe à entrada da Escola Básica Fernando Pessoa é hoje um espaço vandalizado e lugar de marginalidades. Esta situação vem-se arrastando há uns anos a esta parte e agravou-se com a saída da comunidade educativa destas instalações. Assim, no sentido de revitalizar a dita praça e ao mesmo tempo dar corpo à ideia igualmente transmitida pelos representantes dos jovens autarcas, somos proponentes para que no local seja instalado um “Skate Parque” que devolva vida e jovialidade ao local. Achamos igualmente que dentro dos equipamentos que a câmara municipal tem como logística para eventos e que comummente cede às escolas do município seja incorporado um pequeno parque de “Skate” desmontável.

 

21 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 40

Criação de torneio internacional de Voleibol

O município de Santa Maria da Feira tem tradição da prática de Voleibol. Assim com o objetivo de partilha de conhecimento, intercâmbio de culturas e reforço do interesse pela modalidade, a CDU irá promover o desenvolvimento de ações que visem a realização de um torneio anual internacional de voleibol, no Pavilhão Municipal de Fiães, à semelhança do Torneio Internacional de Inverno de Voleibol da cidade de Assen (Holanda).

22 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 41

Criação de um programa concelhio que possibilite a aprendizagem gratuita de natação a todas as crianças

22 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 42

Criação de um festival de música clássica das escolas de música e conservatórios do município

23 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 43

Museus municipais

Entendendo os museus como acervo de conhecimento, identidade e memória que deve ser preservado e dinamizado em prol da cultura de todos, especialmente dos mais novos, não podemos deixar de destacar a qualidade do Museu de Papel em Paços de Brandão. Assim, é nossa intenção alargar estas atividades a todos os espaços museológicos do município e, afim de aproximar a população feirense dos mesmos, torna-los gratuitos aos fins de semana.

23 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 44

Mercado Municipal

 A classificação deste património não o salvou do desgaste e falta de investimento que o levaram ao estado de degradação e de desatualização. Assim é urgente a sua requalificação que mantenha as linhas e estilo arquitectónico, dando-lhe a devida atualização com vista ao aproximar dos comerciantes e feirenses em geral. Este local tem tudo para, além de servido de mercado municipal, possa ser um espaço para que os feirenses possam expor e vender produtos de artesanato e produções próprias.

24 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 45

Castro de Fiães

Fruto do crescimento desgovernado, dois terços do castro de Fiães estão destruídos. No entanto, é nossa proposta a aquisição dos terrenos da área deste aglomerado com vista à sua exploração faseada e ligação ao Parque das Ribeiras.

No respeitante aos dois castros conhecidos no município, impõem-se uma sinalização dos mesmos e uma maior divulgação.

24 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 46

Castelo de Stª Mª da Feira

 O Castelo, símbolo do município, apresenta-se como o mais emblemático monumento, reconhecido pela sua história envolta em lendas e muitas dúvidas, face à falta de registos históricos. É do nosso entender que a infraestrutura se encontra em boas condições de manutenção, sendo explorada para diversas atividades culturais e de lazer. Todavia, parece-nos que mais tem de ser feito para que os feirenses possam desfrutar deste espaço. Assim é do nosso entender que os residentes no município de Stª Mª da Feira deverão ter entrada livre no Castelo pelo menos aos domingos. Situação que não é única no país, sendo que em alguns municípios os residentes não pagam entrada neste tipo de património em qualquer dia da semana.

24 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 47

Dia Internacional da Mulher

Com vista à promoção de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa, a CDU irá debater-se para que o município de Santa Maria da Feira tenha comemoração oficial e popular do Dia Internacional da Mulher.

25 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

Proposta 48

25 de Abril

Com a plena consciência de que continua a ser fundamental a preservação e aprofundamento dos importantes princípios e valores do 25 de Abril, a CDU irá debater-se para que a comemoração da Revolução dos Cravos não se fique apenas pela Cerimónia Solene, mas que envolvam a comunidade enquadrando as comemorações com teor cultural e educacional.

25 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 49

Dia do Trabalhador – 1º de Maio

Atualmente assiste-se a uma realidade em que é preciso combater a precariedade, sinónimo de baixos salários, horários incertos, falta de direitos e garantias, essa instabilidade permanente que compromete o futuro de todos, mas sobretudo o dos jovens e o desenvolvimento do nosso país. Assim como a defesa do emprego com direitos, no direito de contratação colectiva, pelo aumento dos salários e de outros direitos, pelas 35 horas de trabalho semanal, por serviços públicos de qualidade e pela melhoria das obrigações do Estado na Saúde, no Ensino e na Segurança Social torna-se imperativo a mobilização e união de todos os trabalhadores.

Com a CDU o município de Santa Maria da Feira irá ter comemorações oficiais do 1º de Maio.

26 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 50

Disponibilização de uma sala no edifício da Câmara Municipal para utilização dos partidos com assento na Assembleia Municipal

26 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 51

Criação de uma conta de correio electrónico para todos os membros da Assembleia Municipal

27 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 52

Informação dos eleitos na Assembleia Municipal online

Introdução na página internet da Câmara Municipal dos seguintes conteúdos: informação relativa à sua composição, atividade, reuniões e temática debatida nas Assembleias Municipais, informações relativas aos Grupos Municipais (composição, atividade e trabalho desenvolvido), e, bem assim, declaração de interesses dos eleitos, pontualidade e assiduidade, balanço e estatísticas da atividade deste órgão municipal.

27 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU

 

Proposta 53

Gravação das sessões em vídeo com transmissão em direto, com possibilidade de disponibilização online em Podcast*

*(Ficheiro áudio ou multimédia, divulgado com periodicidade regular e com conteúdo semelhante ao de um programa de rádio, que pode ser descarregado da Internet e lido no computador ou em dispositivo próprio.)


28 de agosto de 2017

Comissão Coordenadora da CDU