Iniciativa contou com Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu

Foi precisamente no passado dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher - que teve lugar num restaurante da Vila Oleirense um Jantar da CDU comemorativo da data. Mais de 100 participantes, oriundos de Stª Mª da Feira e de concelhos limítrofes, associaram-se a esta importante iniciativa, carregada de significado e simbolismo.

Isso mesmo foi sublinhado por Joaquim Silva, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de S. Paio de Oleiros que, em nome da comissão organizadora da comemoração, começou por saudar todos os presentes, em especial as mulheres, evocando em seguida a figura e o papel destacado de José António Cunha, militante comunista já falecido, na luta por uma sociedade mais justa e pela emancipação da mulher e que completaria exactamente 94 anos neste dia, se ainda estivesse entre nós.

Manuela Silva, dirigente do Movimento Democrático das Mulheres e da DORAV do PCP, numa emotiva intervenção, historiou o longo e difícil percurso da luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, desde aquele 8 de Março de 1857, quando, pela primeira vez de que há memória, se terá realizado a primeira greve feita por mulheres. Eram as operárias têxteis de Nova Iorque que lutavam pela redução do horário de trabalho, que era então de 16 horas, salários iguais aos dos homens e melhores condições de trabalho. Considerando esta data histórica, como um momento fundamental na luta das mulheres contra a exploração e discriminação, a dirigente comunista Clara Zetkin propôs a consagração do dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

Não obstante os avanços registados na emancipação da mulher, sobretudo com a revolução de Abril no nosso pais, como enfatizou, verificam-se actualmente sérios retrocessos e ataques aos seus mais elementares direitos, uma vez que continuam a auferir salários em média mais baixos do que os homens, representando, além disso, a maior percentagem de desempregados, especialmente na nossa região, onde as mulheres representam 61% dos do desemprego registado. Em toda esta luta tiveram papel de relevo os comunistas portugueses, pelo que de igual forma foi saudada a passagem do 88º aniversário do PCP.

Valorizando a iniciativa e a participação significativa das mulheres na mesma, Antero Resende, do Conselho Nacional do PEV – Partido Ecologista os Verdes, realçando a intervenção dos deputados da CDU no Parlamento europeu, em especial de Ilda Figueiredo, na defesa dos interesses dos trabalhadores mas sobretudo das mulheres, denunciou a violência de que continuam a ser alvo, inclusive no meio familiar, fruto, em suma, dos constantes atropelos à sua emancipação e dignidade que as actuais políticas propiciam.

Encerrando o conjunto das intervenções, Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu, pôs em contraste os lucros obscenos, e cada vez maiores, das grandes empresas (casos da EDP, Bancos etc.), com as dificuldades que os portugueses estão a sentir, o que se torna perfeitamente escandaloso e revoltante!

Fazendo um rápido balanço da acção dos deputados comunistas no PE e do seu importante trabalho, não só para aí levar os problemas mais prementes dos trabalhadores e das populações do país, mas também para travar os ataques brutais que estão em marcha para prolongar a jornada de trabalho, como era no principio do século XX.  o que representaria um grave retrocesso social e civilizacional.

Ilda Figueiredo apelou, por fim, a uma intensa acção de esclarecimento e mobilização de todos os presentes na próxima campanha das eleições europeias pelas suas fortes implicações no rumo futuro do país.

No final da comemoração do 8 de Março, houve ainda um momento de poesia muito aplaudido, em que Diana Pereira e Antero Monteiro disseram poemas de conhecidos autores, em grande parte alusivos à luta pela emancipação da mulher!

Comissão Coordenadora da CDU de Stª Mª da Feira