Em nome da Direcção do PCP, apresento cumprimentos à família de Ferreira Soares, e saúdo todos os camaradas e amigos, que justamente se quiseram associar a mais esta homenagem, ao lutador antifascista, ao militante comunista, Dr. Ferreira Soares. 

Para os que não sabem quem foi Ferreira Soares e para os que sabendo não esqueçam, relembramos que:

- Ele era conhecido entre o povo, como o «médico dos pobres», dada a sua permanente disponibilidade para atender quem dele necessitasse, fosse a que hora fosse do dia ou da noite e tivesse ou não tivesse dinheiro para pagar a consulta.

-Relembramos que Ferreira Soares, era um militante comunista, intensamente empenhado na actividade partidária e na luta conduzida pelo Partido Comunista Português contra o regime fascista, um militante empenhado na luta pela liberdade e pela democracia, pelo socialismo e o comunismo.

-Relembramos uma vez mais, que Ferreira Soares foi brutalmente assassinado pela polícia política do regime fascista, em 4 de Julho de 1942, faz hoje precisamente,73 anos.

Naquele dia 4 de Julho uma falsa doente, acompanhada por um inspector e dois agentes da polícia política do regime, solicitaram-lhe uma consulta de urgência, pedido a que ele – sempre disponível para ajudar a gente humilde e necessitada que procurava os seus cuidados – acedeu, recebendo a falsa doente em casa de sua irmã.

Depois, não foram duas ou três, mas 14, as balas de ódio e de raiva fascistas disparadas contra o militante comunista, consumando desta maneira a execução física e política do médico do povo, do camarada Ferreira Soares.

Mas qual foi então o crime que Ferreira Soares terá cometido, que tenha suscitado tanto ódio do regime ao ponto de levar Salazar a decidir tão horrenda execução?

Parece estranho e inacreditável, mas é assim mesmo: o “crime” que Ferreira Soares cometeu foi torna-se militante do Partido Comunista Português, estar do lado do povo, e lutar por uma sociedade onde a imoral exploração do homem pelo homem, pudesse um dia não subsistir.

Mas se há coisa que o capital não tem, é pudor e escrúpulos. Como temos visto, quando se trata de defender interesses, mesmo que ilegítimos, se preciso for, persegue, prende, assassina, não hesita em provocar guerras de pilhagem de recursos, mesmo que isso implique a morte de milhões de seres humanos.

Mas como diz o poeta, por cada flor estrangulada há milhares de sementes florir…!

A polícia política de Salazar assassinou o homem, mas não estava ao seu alcance assassinar o sonho de muitos outros homens e de muitas mulheres, que prosseguiram na luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho…

…, Não estava ao seu alcance, assassinar o sonho dos democratas e do povo português de um dia derrubar a ditadura fascista, e construir um país livre e democrático.

Ferreira Soares, não teve a alegria nem a satisfação de viver aquele que foi um dos mais importantes acontecimentos da história do nosso país, que foi a Revolução do 25 de Abril…

… Para a qual, no quadro da luta do seu partido de sempre, o Partido Comunista Português, deu um importante e corajoso contributo para que ela se viesse a realizar, contributo que pagou com a própria vida.

Porque ao contrário, do que dizem e escrevem os falsificadores da história, o 25 de Abril não foi um acto súbito, não feito apenas no dia em que os capitães do MFA empreenderam o heróico levantamento militar que derrubou a ditadura fascista …

…Pelo contrário, o 25 de Abril foi o culminar de um longo e acidentado processo de luta dos trabalhadores e do povo português, onde se insere o corajoso contributo do camarada Ferreira Soares.

Camaradas e amigos.

A Revolução do 25 de Abril foi vitoriosa e libertadora, porque restaurou as liberdades democráticas e permitiu importantíssimos avanços civilizacionais nos direitos económicos e sociais dos trabalhadores e do povo português.

Mas o país vive de novo uma situação gravíssima, cuja dimensão não era expectável para a maioria de nós, até há bem pouco tempo atrás.

- Não pensávamos vir a estar confrontados com um tão elevado e brutal número de desempregados, com tantos milhares de desempregados sem protecção social, com tanta insegurança no trabalho;

-Não pensávamos ser possível que milhões de portugueses voltassem a viver no limiar da pobreza e ou em pobreza extrema, e que milhares de crianças fossem para a escola sem comer;

-Não pensávamos observar os inúmeros casos de entrega de habitações aos bancos, assim como de processos instaurados por não pagamento da água e da luz, por falta de condições económicas;

- Não pensávamos ser possível que milhares de utentes do SNS, não tivessem médico de família, e não comprassem medicamentos por não terem condições económicas;

- Não esperávamos ser de novo confrontados com a emigração forçada dos nossos familiares e amigos, em busca de melhores condições de vida e de trabalho noutras paragens.

Mas camaradas e amigos…

Quem fizer uma análise séria ao estado do país, às causas da situação dramática em que se encontra Portugal e os portugueses, não pode deixar de concluir, que este é o resultado de quase 40 anos de política de direita, executada pelo PS pelo PSD e pelo CDS.

Por isso o PCP, no quadro da CDU, apresenta aos portugueses um Programa Eleitoral de ruptura com a política de direita, que abre caminho à construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, uma política capaz de libertar Portugal da dependência e da submissão,…

… Uma política capaz de recuperar para o País o que é do País, que devolva aos trabalhadores e ao povo os seus direitos.

A concretização deste programa /será tão mais próxima quanto mais forte/for a influência política e eleitoral do PCP e da CDU.

Camaradas e amigos.

Nas tarefas que temos pela frente - embora num contexto laboral e político diferentes - o exemplo de Ferreira Soares na luta por melhores condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e do povo, mantem plena actualidade.

Seguir o seu exemplo com convicção, confiança, empenho e coragem, é a mais significativa de todas as homenagens que lhe podemos prestar, e estou certo, a homenagem que ele mais apreciaria!

 

Viva a luta dos trabalhadores e do Povo.

Viva o PCP

Viva Portugal