Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu e candidato às próximas eleições legislativas pelo distrito de Aveiro, esteve no passado dia 4 de Julho presente em Santa Maria da Feira numa acção de denúncia do caos da rede viária. 

Com efeito, e apesar da região estar sulcada por várias auto-estradas, a verdade é que os problemas do trânsito arrastam-se há décadas por completa inoperância dos autarcas e do poder central. 

O caso do concelho da Feira e da antiga estrada nacional N1, hoje IC 2, é paradigmático. Com efeito, a rede viária do distrito foi feita completamente ao acaso e muitas vezes condicionada por restrições orçamentais. Em vez de uma rede viária devidamente articulada e estourada à volta da autoestrada N1, com vias distribuidoras intermédias e estradas municipais, o que aconteceu foi um enorme embuste com a introdução de portagens na A29 e na A25 e o completo abandono da rede complementar por onde passam milhares de veículos tanto ligeiros como pesados. 

Desta forma, o deputado e candidato comunista, acompanhado por diversos militantes e simpatizantes, esteve ontem ao final da tarde em Lourosa onde persiste um dos piores estrangulamentos que levam ao desespero os milhares de automobilistas que por ali passam diariamente. 

Portugal e a Região necessitam de uma política de mobilidade ao serviço do povo e não ao serviço das grandes construtoras e das concessionárias. Uma política de equilíbrio que contemple a oferta de uma boa rede de transportes públicos com a manutenção de uma rede viária que ligue os diversos pólos urbanos da região, assente na beneficiação só IC2 e na abolição das portagens da A29 e da A25, acabando com o inferno e a insegurança vividos dentro das povoações.