No passado sábado, 4 de julho, realizou-se em Nogueira da Regedoura uma homenagem ao "Dr. Prata", ilustre militante comunista assassinado pela PIDE no ano de 1942.

Este evento organizado pelas Comissões Concelhias de Stª Mª da Feira e de Espinho do PCP contou com a presença de algumas dezenas de camaradas, amigos e familiares de Ferreira Soares.

Filipe Moreira, em representação das referidas Comissões Concelhias agradeceu a presença de todos e enalteceu a vida dedicada aos outros do "Médico dos Pobres" cuja resistência ao fascismo está personificada na japoneira imortalizada em poemas que cresce junto à campa do militante comunista.

Joaquim Almeida, membro do Comité Central do PCP, na sua intervenção apresentou um resumo histórico da vida e importância de Ferreira Soares, referindo que "o exemplo de Ferreira Soares na luta por melhores condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e do povo, mantem plena atualidade.". Referiu ainda a necessidade de "uma política capaz de recuperar para o País o que é do País, que devolva aos trabalhadores e ao povo os seus direitos" invertendo o rumo que os sucessivos Governos do PSD, CDS e PS têm imposto ao país e aos portugueses.

A última intervenção coube à família de Ferreira Soares que se fez exprimir pelo seu filho, Jorge, que agradeceu a presença de todos e ressalvou a necessidade de os mais jovens preservarem a memória e de continuarem a luta pelo povo e pelos trabalhadores. Terminou aludindo ao facto de contrariamente ao que alguns fazem crer seu pai foi vilmente assassinado com 14 balas da PIDE única e exclusivamente por ser militante comunista e que o era de plena vontade.

Por último depositou-se um ramo de cravos vermelhos junto à campa no cemitério de Nogueira da Regedoura.

Comissões Concelhias de Espinho e Stª Mª da Feira do PCP