9ª Assembleia concelhia de SM FeiraDecorreu no último sábado, 5 de Dezembro, a 9ª Assembleia de Organização Concelhia de Stª Mª da Feira, com a participação de algumas dezenas militantes do PCP.

Tendo por base o debate do projecto de resolução política, que apresentou o balanço da acção desenvolvida desde a última Assembleia, em 2012, e as propostas e medidas da própria organização para o futuro imediato, ocorreu um rico e diversificado conjunto de intervenções sobre o complexo momento político actual, bem como a grave realidade económica e social do Concelho e os seus contínuos constrangimentos estruturais.

De facto, e tal como foi amplamente documentado, e não obstante todas as operações de marketing e auto-elogio do Executivo Municipal do PSD, mantem-se toda uma série de graves problemas em praticamente todos os domínios. No plano social e laboral, regista-se o crescimento do desemprego e da precariedade, que lança na pobreza e na exclusão inúmeras famílias do Concelho. No que se refere à gestão autárquica, foi referido, entre outros problemas, o caos urbanístico no ordenamento do território, evidente em inúmeras freguesias e zonas residenciais, o atraso na cobertura da rede de águas e saneamento e os encargos insuportáveis com que a sua privatização sobrecarregou todos os feirenses. Estes bloqueios e lacunas estendem-se também à rede viária, aos transportes públicos, às linhas de água e ao próprio ambiente.

Foi num ambiente de grande confiança e unidade que os membros do PCP presentes nesta Assembleia discutiram todas estas questões, tendo aprovado por unanimidade o referido projecto de resolução. A proposta de composição da Comissão Concelhia, que integra 5 membros que participam pela primeira vez no órgão concelhio, mereceu igualmente o apoio unânime da Assembleia.

Tiago Vieira, membro do Comité Central do PCP e responsável pela organização Regional de Aveiro, também presente, numa intervenção de encerramento, realçando a importância da reunião e do debate realizado, deu destaque à nova fase política que se abriu com a derrota da coligação PSD/CDS e com a formação do Governo PS, mas para cuja reposição de direitos, salários e pensões será determinante a acção e a luta dos trabalhadores e das populações. Por isso mesmo sublinhou o papel do Partido e da necessidade imperiosa do seu reforço, simultaneamente orgânico, político e financeiro, para intervir aqui também, mais e melhor, em defesa dos interesses dos feirenses.

No final da 9ª Assembleia Concelhia teve ainda lugar um animado Porto de honra.

Stª Mª da Feira, 9 de Dezembro de 2015

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP