Para assinalar o 96.º aniversário do PCP em Stª Mª da Feira decorreu no passado sábado, num restaurante do Concelho, um jantar comemorativo em que participaram largas dezenas de militantes e amigos do Partido.

Num breve improviso, Filipe Moreira, dirigente regional e concelhio do PCP, depois de saudar e agradecer a presença de todos, enfatizou o particular significado da iniciativa e da própria celebração, dado tratar-se de um Partido que, ao longo de quase um século de existência e mesmo nas mais difíceis condições no período negro do fascismo, sempre lutou pela liberdade e pela democracia em defesa dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos. Mas não deixou, de igual forma, de apontar as grandes tarefas e iniciativas que se avizinham no actual momento político extremamente exigente e complexo.

Seguiu-se a intervenção de Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu que, além das referências à génese e criação do Partido, obra do operariado português e sob o forte impacto da revolução russa de 1917, cujo centenário este ano se comemora, destacou o papel indispensável e insubstituível dos comunistas na luta anti-fascista e na criação de condições para a Revolução de Abril em 1974. Papel e intervenção, como salientou, que foram decisivos na defesa e consolidação da democracia e que, sobretudo após as últimas eleições legislativas, proporcionaram uma nova fase da evolução política, permitindo alguns avanços e reposição de direitos, ainda que limitados, para a generalidade dos trabalhadores e dos reformados. Por isso, exortou, no final, ao reforço da participação e da luta, como meio determinante para romper com os actuais constrangimentos da União económica e monetária a que o Governo PS está amarrado e construir uma verdadeira alternativa com uma política patriótica e de esquerda.

Foi assim num ambiente caloroso e de grande confiança que se apagaram as velas dos 96 anos do Partido Comunista Português e se cantaram os parabéns ao aniversariante.

Stª Mª da Feira, 21 de Março de 2017

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP.