Jerónimo de Sousa

Foi no auditório da Junta de Freguesia de Lourosa, completamente cheio, que se realizou, sábado passado, um comício do PCP, integrado na campanha de esclarecimento actualmente em curso “ Sim é possível uma vida melhor!”

Esta iniciativa tem um particular significado não só pelo momento e local em que ocorre mas, sobretudo, pelo ambiente de grande confiança e combatividade evidenciados.

Ao longo de todo o comício, essa foi a nota dominante, bem expressa pelas cerca de 300 pessoas presentes, primeiro acompanhando as canções populares, interpretadas pelo Grupo “ Gente de d´Alma Portuguesa “ e de seguida as várias intervenções.

Lúcia Gomes, em nome da Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP, numa curta saudação e agradecendo a presença de todos, fincou os objectivos desta iniciativa num concelho particularmente atingido pelo desemprego, onde se sucedem agora novos processos de despedimentos colectivos, lay-off e atrasos nos pagamentos de salários, casos do Grupo Amorim, Suberus, Facol, ECCO, etc., a maior parte dos quais de carácter duvidoso e fraudulento, não deixando de denunciar a total apatia e silêncio do PS e PSD locais perante tal agravamento.

Em defesa do aparelho produtivo do Distrito de Aveiro e da sua importância para a economia nacional e tecido social interveio Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e novo responsável do Partido nesta região, que aludiu às crescentes dificuldades por que passam as pequenas e médias empresas, em consequência do rumo seguido pelo governo PS/ Sócrates de privilegiar, com as suas políticas, os grandes grupos financeiros e económicos. O que está a levar, igualmente no nosso Distrito, à destruição da actividade agrícola e das pescas, com os efeitos desastrosos que se conhecem: desertificação e destruição de algumas das suas principais riquezas.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, numa incisiva e profunda análise, desmontou os principais eixos da propaganda do governo, em claro confronto com a dura realidade em que vive hoje a grande maioria dos portugueses, num país mais pobre, mais injusto e mais desigual. Mas demonstrou igualmente que isso não era inevitável e que, como sempre defendemos e propomos, há outros caminhos e políticas alternativas: aumento dos salários e das pensões, bem como das prestações sociais do Estado, em particular aos trabalhadores atingidos pelo desemprego; alargamento do consumo e do mercado interno; fiscalização rigorosa do recurso ao lay-off, combatendo todas as violações à legislação laboral, etc. etc. e para cuja implementação será decisivo o reforço do PCP em todos os planos, bem como a luta dos trabalhadores e do povo português.

Centenas de militantes e simpatizantes no comício em Lourosa

No encerramento do comício foi feito um apelo à participação dos presentes na vigília dessa mesma noite, junto à Câmara Municipal de Stª Mª da Feira e organizada pelo movimento sindical, em que, acompanhado por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP, participou o deputado comunista Agostinho Lopes, manifestando toda a solidariedade e apoio deste Partido à sua luta, em defesa dos seus direitos e postos de trabalho, contra as manobras e prepotência do patronato, sobretudo no Grupo Amorim.

Gabinete de imprensa da DORAV do PCP