Dr. Carlos Ferreira Soares

Completam-se, no próximo dia 4 de Julho, 67 anos sobre o assassinato pela PIDE, (polícia política do regime fascista) em Nogueira da Regedoura, do “Médico dos Pobres”, Dr. Carlos Ferreira Soares, destacado dirigente comunista.

O PCP, partido a que Ferreira Soares pertenceu desde muito jovem, sempre assinalou este acontecimento promovendo as mais variadas iniciativas próprias, como romagens e outro tipo de acções evocativas, bem como participou em eventos realizados por outras instituições, nomeadamente escolas do Concelho de Santa Maria da Feira.

Para nós, comunistas, este é um dos momentos mais significativos, porque evoca, não só o militante interveniente, profundamente ligado ao povo e aos seus anseios, que nunca deixou de defender num contexto de repressão fascista e privação de liberdade, como profissional competente e dedicado, defensor de valores humanistas,  intelectual profundamente empenhado, cuja acção e exemplo permanecem como uma referência que queremos preservar.

Tomámos conhecimento de que, finalmente, a Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura vai promover uma sessão pública de homenagem à memória do Dr. Ferreira Soares. Mas, surpreendentemente, verificámos que o Partido Comunista Português, a que o Dr. “Prata” sempre esteve ligado, de tal forma que essa ligação constituiu a razão profunda do seu assassinato, não foi incluído no conjunto de intervenções desta sessão pública, apesar das diligências promovidas nesse sentido pelo PCP. Mais ainda, parece preparar-se um inaceitável aproveitamento partidário pelo PS com a presença e intervenção anunciada e abusiva do Dr. Mário Soares naquela sessão.

O PCP chama a atenção de que não é legítimo qualquer aproveitamento eleitoralista, pelo PS ou seja por quem for, deste símbolo da luta anti-fascista, como parece induzir a citada homenagem promovida pela autarquia local.

Pela nossa parte, como sempre, realizaremos, nessa mesma data, uma romagem à campa do Dr. Ferreira Soares, pelas 16:00 horas, com a participação de familiares e de Margarida Tengarrinha, resistente anti-fascista, ela própria vítima do assassinato pela PIDE, do seu companheiro, o escultor José Dias Coelho.

O PCP convida desde já todos os democratas e a população em geral para se associarem a esta romagem.

O PCP considerará posteriormente a forma da sua presença na iniciativa da Junta de Freguesia