Na tarde do passado sábado, 28 de Março, realizou-se um animado convívio, comemorativo dos 94 anos do PCP, no Centro de Trabalho em Santa Maria da Feira, com a participação de largas dezenas de camaradas e amigos do Partido.

Filipe Moreira interveio em nome da Comissão Concelhia, destacando a dedicação e a militância dos seus camaradas nos preparativos do convívio em particular e a importância desta militância para o reforço do Partido e para a construção de um país mais justo.

Em representação do Comité Central do PCP, interveio José Gaspar que salientou o significado da comemoração de mais um aniversário de um Partido com uma história ímpar, como Partido da resistência antifascista, da liberdade e da democracia, da Revolução de Abril e das suas conquistas, das grandes causas e de todos os combates contra a exploração, a opressão e as desigualdades, sempre presente na vida dos trabalhadores, do povo e do País, nos momentos de transformação e avanço. Partido da classe operária e de todos os trabalhadores e continuador legítimo das suas melhores tradições de luta e que foi em todos os tempos da sua longa existência e assim continua hoje, uma força viva, actuante e combativa.

O dirigente do PCP realçou ainda não só o contributo de várias gerações de comunistas para a sua existência, como a identidade distintiva deste Partido em relação a todos os outros, já que tem da política uma visão nobre e elevada, baseada no trabalho, na dedicação e na luta pela resolução dos problemas dos trabalhadores e do povo, com importantes valores éticos e morais, cujos militantes deram e dão provas sem paralelo, recusando e combatendo favores e benefícios pessoais. Saudando as lutas desenvolvidas e apelando à participação nas acções previstas, nomeadamente, nas comemorações do 25 de Abril e na grande jornada do 1.º de Maio, José Gaspar sublinhou ainda que é pela luta e com a luta de massas que se pode garantir a recuperação das condições de vida e direitos extorquidos aos trabalhadores e assegurar a necessária viragem na vida nacional que corresponda às mais sentidas aspirações de desenvolvimento e progresso dos portugueses.

De facto, o rumo de desastre imposto por 38 anos de política de direita, levada a cabo por sucessivos governos do PS, PSD e CDS, e 28 anos de integração capitalista da União Europeia, tem vindo a enfrentar a resistência e a luta dos trabalhadores e do povo e que por isso mesmo as eleições legislativas deste ano constituem um momento da maior importância. Elas serão uma oportunidade para dar expressão e continuidade à luta pela inadiável ruptura com a política de direita. Uma batalha, como assinalou o dirigente comunista, onde é preciso fazer confluir, com o voto e o apoio à CDU, a corrente de luta contra a política que arrastou o País para a actual situação e dar sentido e expressão coerente e consequente ao protesto e à resistência em defesa dos direitos. E que terá na Marcha Nacional pela libertação e dignidade nacionais do próximo dia 6 de Junho em Lisboa um momento alto.

No encerramento desta iniciativa e num ambiente de alegria e confiança cantaram-se os parabéns aos 94 anos do PCP.